OMS em alerta após hepatite em 74 crianças por vírus misterioso; 6 precisaram de transplante de fígado

O vírus ainda não foi identificado e os primeiros casos surgiram no Reino Unido. A OMS e a ONU estão em alerta e acreditam que novos podem surgir nos próximos dias na Europa

de Redação Jornal Ciência 0

Ao que tudo indica, trata-se de um tipo de hepatite aguda grave desconhecida não provocada pelos vírus que a ciência já conhece, atualmente, que afetam o fígado.

A onda de casos recentes levou à Organização Mundial da Saúde (OMS) a emitir um alerta para todos os países europeus. A ONU também emitiu comunicado ontem, (16/04), que está acompanhando casos de crianças infectadas com graves complicações no Reino Unido. Há ainda suspeitas na Espanha e Irlanda.

Ao total, foram identificadas e hospitalizadas no Reino Unido 74 crianças com o vírus misterioso. Do total, 6 necessitaram de transplante de fígado pela agressividade da hepatite aguda.

Para a OMS e a ONU, é possível que nos próximos dias novos casos de hepatite aguda possam ser registrados em crianças em países da Europa — embora não esteja descartada a possibilidade em outros continentes.

Vários aspectos clínicos estão intrigando cientistas e médicos sobre a doença. Todas as crianças foram hospitalizadas no Reino Unido e passaram por exames que comprovaram estar com hepatite, mas nenhuma delas apresentou os tipos de vírus conhecidos pela ciência que causam a doença.

“Os vírus da hepatite (A, B, C, E e D, quando aplicável) foram excluídos após testes laboratoriais, enquanto investigações adicionais estão em andamento para entender a origem desses casos”, afirmou a OMS à imprensa.

O Reino Unido, até o momento, define clinicamente a doença ou as ocorrências médicas como uma “hepatite aguda grave de causa desconhecida em crianças pequenas, sem doenças prévias, com idade de 11 meses a 5 anos”.

Os primeiros casos surgiram na Escócia, em 5 de abril, com 10 crianças apresentando os sintomas da doença desconhecida. O número saltou para 74 em apenas 3 dias — 49 na Inglaterra, 13 na Escócia e 12 no Países de Gales.

A OMS estuda mais 5 casos suspeitos na Irlanda e 3 na Espanha em crianças de 22 meses a 13 anos. Apesar da ocorrência de transplante de fígado em 6 crianças, não há registros de mortes até o momento.  

Hipóteses

Alguns médicos britânicos especializados em doenças do fígado acreditam que a causa misteriosa possa ser o adenovírus. Este vírus é conhecido por causar doenças respiratórias, conjuntivite e até resfriado.

Outra hipótese seria o novo coronavírus que poderia estar se manifestando de uma maneira inesperada e imprevisível em crianças — mas, até agora tudo são teorias sem nenhum embasamento concreto sobre a causa.

“Uma das possíveis causas que estamos investigando é que isso esteja ligado à infecção por adenovírus. No entanto, estamos avaliando minuciosamente outras causas potenciais”, disse Meera Chand, diretora de Infecções Clínicas e Emergentes da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido em entrevista ao jornal britânico The Guardian.

Na nota oficial divulgada ontem à imprensa, a OMS relatou suspeitas de infecções por microrganismos pelo aumento na atividade do adenovírus no Reino Unido, após várias crianças testarem positivo para ele, mas não há ainda nenhuma relação provada do adenovírus com as hepatites agudas observadas.

“O papel do adenovírus na patogênese (mecanismo pelo qual a doença se desenvolve) ainda não esteja claro. Nenhum outro fator de risco epidemiológico foi identificado até o momento, incluindo viagens internacionais recentes”, disse a OMS.

O Reino Unido descartou qualquer possibilidade de relação com a vacina da Covid-19. Isso pôde ser facilmente provado porque nenhuma das 75 crianças com hepatite haviam tomado o imunizante.

Fonte(s): Correio Braziliense Imagens: Reprodução / Olhar Digital

Jornal Ciência