Imagens revelam os aglomerados de lixo nos oceanos ao redor do mundo

de Julia Moretto 0

Ao longo dos oceanos, existem regiões conhecidas como “remendos de lixo“, onde há grande acúmulo de lixo plástico.

 

Embora se saiba que as correntes do vento e do oceano desempenham um papel em seu movimento, há um debate sobre o mecanismo que faz com que eles se formem. Os pesquisadores desenvolveram um modelo que poderia ajudar a explicar o fenômeno, simulando o movimento de pequenos objetos esféricos flutuando na superfície.

poluicao_2

O novo estudo de pesquisadores da Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami usaram dados sobre correntes e ventos para simular o movimento dos detritos.

 

Os remendos de lixo são compostos principalmente de microplásticos, a maioria deles são restos de pedaços maiores de plásticos que foram quebrados pelo sol, sal, vento e ondas. Isso permitiu que eles rastreassem o acúmulo de detritos em cinco pontos oceânicos durante 20 anos. No estudo eles também consideraram os efeitos da água e do vento. “Descobrimos que resíduos se acumulam onde os restos plásticos se acumulam para dar forma aos remendos”, disse o autor principal Francisco Beron-Vera.

 

O estudo revelou que o acúmulo de detritos em locais subtropicais está ocorrendo muito rápido para ser apenas o resultado de ventos alísios convergentes. Em vez disso, eles dizem que os efeitos inerciais também devem ser levados em conta. “Mostramos que o tamanho e o peso dos distritos devem ser levados em conta para explicar completamente a acumulação“, disse Maria Josefina Olascoaga, coautora do estudo.

 

Segundo os pesquisadores, o novo modelo tem uma série de aplicações práticas. Além de ajudar a monitorar remendos de lixo, ele também poderia ser usado para rastrear navios naufragados, detritos de aviões, gelo marinho e poluição.  

 

O remendo de lixo mais famoso é o Great Pacific Garbage Patch, mas, há muitos outros, de acordo com a NOAA. Estes aglomerados estão constantemente em movimento e mudando de tamanho, mas como são feitos de detritos de apenas cinco milímetros, alguns podem passar completamente despercebidos. 

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência