Imagens capturam vidas muito diferentes de crianças em todo o mundo

de Julia Moretto 0

Em um cemitério filipino dilapidado, uma criança nua desabrigada desfruta de um momento de divertimento. Na Polônia, uma garota de seis anos chora por causa de sua lição de casa, enquanto em Honduras um menino ri enquanto segura duas pistolas.

A vida dessas crianças não poderia ser mais diferente, todas nascidas em situações sobre as quais não têm controle. Mesmo assim, seus destinos são moldados por suas infâncias. Fotógrafos indicados para o 2017 Sony World Photography Awards capturaram o cotidiano de diferentes crianças e o local em que vivem. Os vencedores do concurso de fotografia – o maior do mundo – serão revelados em 20 de abril em uma cerimônia de premiação na Somerset House, em Londres.  Confira algumas imagens:

1 –  Em Guizhou, na China, os meninos colhem juntos com a avó de 90 anos de idade. Ela tem uma rápida pausa para desfrutar de um momento terno com um dos garotos.

1

2 – Esta foto foi tirada em um cemitério em Manila, nas Filipinas, onde uma comunidade de pessoas desabrigadas vive, incluindo esta criança que encontrou um balão para brincar entre os ossos e corpos.

2

3 – Li foi admitido no centro de perda de peso de Changchun no ano passado. Ele passa por tratamentos tradicionais chineses incluindo terapia de fogo, que envolve a queima de uma mistura de ingredientes em um pano sobre o seu estômago.

3

4 – Li Hang, um menino de onze anos de Harbin, na China, tem Síndrome de Prader-Willi, uma anormalidade cromossômica que faz com que ele não consiga parar de comer. 

4

5 – Em Mumbai, na Índia, uma menina passa por um Navjote, uma cerimônia semelhante ao batismo que a recebe na religião. Isso significa que ela nunca poderá casar fora da religião. Já o menino está em uma celebração religiosa em um templo Sikh no subúrbio de Parma, Itália.

5

6 – Taha Sirhan (à direita), de 11 anos, carrega a bandeira iraquiana através de campos de petróleo queimados na cidade de Qayyarah, ao sudeste de Mosul, no Iraque. Seu pai foi morto pelo ISIS porque ele estava trabalhando para a polícia iraquiana.

6

7 – As irmãs gêmeas Liu Bingqing e Liu Yujie passam por um rigoroso treinamento de ginástica em uma escola de esportes chinesa em Jining, província de Shandong, onde estudaram e treinaram desde muito pequenas.

7

8 – Uma criança pequena em Togo, na África Ocidental, com feridas frescas que se transformarão em cicatrizes, marcas típicas da tribo Soma.

8-1

9 – Em Benin, África Ocidental, um membro de dois anos da tribo de Betamarribe sofre uma dolorosa cerimônia de escarificação.

9

10 – A fotógrafa Kamila Staniszewska clicou sua filha de seis anos de idade chorando ao fazer sua lição de casa na Polônia.

10

11 –  No Senegal, uma jovem garota se apega à beira de uma janela de ônibus com uma expressão tensa em seu rosto.

11

12 – O fotógrafo Tim Topple fez exame desta imagem de sua filha de seis anos em Cieszyn, sul da Polônia.

12

13 – Uma menina de nove anos, chamada Syuzanna, se refugia na carcaça de um carro em ruínas, no edifício abandonado em que vive, em Gymri, na Armênia, onde a taxa de pobreza é de 47%.

13

14 –  Em Jeddah, na Arábia Saudita, a estilista Nassiba é retratada brincando com seu filho.“A sociedade restringe o divórcio. O que você pode ou não pode fazer permanece sob o controle de outros. Como mãe solteira independente, fiz a paz com os sacrifícios que tive que fazer, mas também consegui encontrar a felicidade sozinha”, relatou.

14

15 – Em Gou Ling Yu, província de Gansu, esta menina é apenas uma das 61 milhões de crianças “deixadas para trás” nas áreas rurais da China. Esta menina diz que sua mãe “fugiu” dela quando ela tinha seis meses de idade.

15

16 – Na selva de Sumatra Ocidental, na Indonésia, as crianças compartilham uma piada com um ancião da tribo Mentawai, na Ilha Mentawai.

16

17 – Um menino beduíno em Oman posa com o rifle de seu pai. “Ele ainda é muito jovem para usá-lo”, explica o fotógrafo Mark Languido Vicente, “mas aqui, ele é encarregado de mantê-lo em uma posição segura enquanto seu pai recebe convidados”.

17

18 – O fotógrafo Germano Miele descreve esta imagem que ele registrou na pequena aldeia do Benin: “É muito comum, quando você deixa as grandes cidades para ir descobrir pequenas aldeias, ser recebido como um velho amigo voltando para casa com sorrisos surpreendentes e inesquecíveis. Eles me chamam de ‘Yovo’ (homem branco em Fon, a língua local). Esta é a África pura que eu realmente amo”.

18

19 – Presos no fogo cruzado, civis iraquianos deslocados pela luta na aldeia de Shora, ao sul de Mosul, chegam a um posto de controle do exército iraquiano na periferia norte de Qayyarah.

19

 20 – Um garoto retratado segurando duas armas na cidade hondurenha de Rivera Hernandez, onde de acordo com o fotógrafo, cinco gangues em conflito resultam em três cadáveres por dia.

20

21 – Em uma aldeia remota da Índia Bengal Ocidental, as crianças se reúnem como este Sannyasi (andarilho religioso) que desfila um crânio como parte de um Festival Gajan, na esperança de chuva e uma colheita melhor no próximo ano.

21

22 – Um menino em Nakhon si Thammarat, sul da Tailândia, descansa sua cabeça em um búfalo.

22

23 – O fotógrafo Jian Seng Soh, que capturou esta imagem em Kyoto, Japão, escreveu: “Antes que eu saísse do ônibus na próxima estação, dei meu lugar para esta jovem estudante com sacos pesados ​​e ela adormeceu imediatamente”.

23

24 – Crianças refugiadas sírias se abrigam sob plástico para se proteger da chuva durante o transporte de um acampamento turco.

24

25 – Os participantes esperam nos bastidores durante um campeonato regional de musculação em Stavropol, no sul da Rússia.“As revistas ocidentais cheias de imagens de corpos masculinos e femininos irrealisticamente musculosos passaram de mão em mão”, diz o fotógrafo.

25

26 – Na região pobre de Gyumri, Armênia, a mãe Lusine dorme com seus cinco filhos na única sala que eles têm. Durante a era soviética, estes edifícios enormes nos subúrbios da cidade acomodaram ao redor 60 famílias cada. Hoje, existem apenas quatro famílias que vivem aqui, entre paredes decadentes e corredores.

26

27 – Na Dinamarca, 28 alunos têm uma luta de almofadas, onde são encorajados a brincar livremente, sem regras.

27

28 – Em Shanxi, China, esta criança vive com seus pais em uma tradicional casa na caverna.

28

29 – Pier Mane capturou esta tribo indígena das Ilhas Salomão. Ele disse da imagem: “Parece que as crianças aprendem a remar antes de andar”.

29

30 – Em uma escola no sudoeste rural de Uganda, as crianças em uniformes rezam fervorosamente no início da manhã antes das aulas começarem.

30

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência