CUIDADO! Crianças expostas aos químicos de alguns shampoos e brinquedos podem ter seu desenvolvimento prejudicado

de Merelyn Cerqueira 0

A exposição a produtos químicos encontrados em shampoos e brinquedos durante a primeira fase da infância pode prejudicar seriamente o desenvolvimento mental das crianças, sugeriu uma nova pesquisa feita pela Universidade da Columbia.

Por razões desconhecidas, o impacto maior foi observado em meninas, que acabam desenvolvendo baixos níveis de um hormônio da tireoide. Os produtos também foram associados à asma, menor QI e desenvolvimento mental prejudicado. A recomendação dos cientistas é que os pais evitem certos tipos de shampoos, brinquedos, esmaltes e pisos vinílicos (PVC). 

Segundo a autora do estudo, Pam Factor-Litvak, da Universidade de Columbia, nos EUA, a tireoide atua com controladora mestra do desenvolvimento cerebral. “Os hormônios da tireoide definem o cronograma e, se o tempo estiver fora de sincronia, pode haver consequências para o cérebro no futuro”. 

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que até 70% dos produtos que aplicamos em nossa pele são absorvidos para nossa corrente sanguínea. E nosso couro cabeludo é uma das regiões do corpo que mais fazem isso.

Considera-se que os ftalatos – um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico e utilizado para deixar produtos plásticos mais maleáveis – sejam capazes de imitar nossos hormônios, particularmente o estrogênio, levando a transtornos causados por perturbações hormonais. 

Para o estudo, os pesquisadores buscaram avaliar o vínculo entre a exposição ao ftalatos e a função da tireoide em crianças ao longo do tempo. Eles mediram cinco ftalatos e dois hormônios da tireoide em 229 mulheres grávidas e 229 crianças de três anos.

Os resultados, publicados na revista Environment International, revelaram que as meninas com níveis mais baixos de FT4, um hormônio da tireoide, apresentaram maiores quantidades de quatro ftalatos comuns no sangue. 

“O desequilíbrio da tiroide que vemos neste estudo, embora esteja dentro da faixa normal, poderia explicar alguns dos problemas cognitivos que vemos em crianças expostas a ftalatos – e atualmente estamos investigando isso também”, disse Factor-Litvak.  Logo, “os pais com crianças pequenas devem evitar o uso de produtos que contenham ftalatos, como shampoos, esmaltes e pisos vinílicos”.

O estudo concluiu que os distúrbios da tireoide não ocorreram na mesma medida em meninos, o que pode ser explicado pelos ftalatos imitarem apenas o estrogênio. Estudos anteriores mostraram que a exposição aos ftalatos durante a gravidez está associada a um menor QI, asma, problemas de desenvolvimento mental e motor em crianças.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência