Quantas pessoas morrem por causa de uma selfie?

de Merelyn Cerqueira 0

Atualmente, morrem mais pessoas por causa de selfies do que de ataques de tubarão.

Essa constatação, feita recentemente, explica os dados obtidos em 2015, em que, oito pessoas morreram devido ao ataque desse predador, enquanto que doze morreram devido aos riscos acompanhados pela busca de uma selfie “perfeita”.

jovens-russos-que-se-arriscam-em-selfies_01

Conforme reportado pelo site espanhol Muy Interessante, todos os dias, por todo o mundo, milhões de autorretratos são feitos.

De acordo com estatísticas do Priceonomics, só no Instagram há mais de 50 milhões de fotos publicadas com a hashtag “selfie”. No Facebook, o termo é mencionado 365 mil vezes por semana, ao passo que no Twitter, 150 mil.

Não é de se espantar então que nos últimos dois anos 49 pessoas morreram tentando fazer uma selfie arriscada. Essa onda é pautada pelo egocentrismo digital, que busca no like a satisfação pessoal.

As pessoas são capazes de se pendurarem em penhascos, deitarem sobre trilhos de trem, ficarem suspensas em edifícios altos e até mesmo próximas de animais perigosos. Algumas vezes, essas ideias acabam muito mal. 

De acordo com um estudo realizado pela Priceonomics, presume-se que existam casos que vão além das estatísticas. Entre as 49 vítimas registradas, a média de idade era de 21 anos, sendo em sua maioria, homens – cerca de 73,5%.

  jovens-russos-que-se-arriscam-em-selfies_04

Para explicar isso, psicólogos da Universidade de Ohio State, nos EUA, sugeriram que a testosterona – principal hormônio masculino – pode estar associada a esses dados.

Segundo eles, os homens que costumam se arriscar para registrar selfies apresentam traços de personalidade associados ao narcisismo e psicopatia. Isso porque, quando eles consideram tirar essas fotografias arriscadas, estão dando mais valor à autoafirmação do que aos potenciais riscos.

Ainda segundo os dados obtidos pela Priceonomics, desde 2014, 40% das mortes por selfie ocorreram na Índia.

No entanto, esse fato não pode ser atribuído apenas ao número elevado da população do país: a China, no mesmo período, relatou um único caso. Contudo, o fato de a Índia ter uma das maiores taxas de mortes acidentais do mundo, poderia explicar o fenômeno das “mortes por selfies”.

Além da Índia, a Rússia (2º lugar) já registrou sete mortes; enquanto que os Estados Unidos (em 3º) cinco mortes; e empatados em quarto lugar há Filipinas e Espanha, ambos com quatro mortes.

Fonte: Muy Interessante Fotos: Reprodução / Muy Interessante

Jornal Ciência