Saiba o que mais matou pessoas durante o século 20

de Redação Jornal Ciência 0

Apesar do vasto conhecimento, tecnologia de ponta e melhoramentos nas condições de vida, ainda não podemos dizer que o mundo é um lugar sem violência.

O planeta já presenciou cenas tão lastimáveis que fica difícil selecionar as mais tristes. Com certeza, o século 20 deixou más recordações e grandes traumas para a sociedade atualmente.

Com episódios de guerra, epidemias e infecções, é difícil não pensar no sofrimento de algumas pessoas antigamente. Mas você tem ideia do evento que matou mais pessoas? Continue sua leitura e descubra essa resposta!

Você provavelmente deve ter pensando no Holocausto de Adolf Hitler ou na Segunda Guerra Mundial. Mas a resposta é mais improvável do que parece. 

O Comunismo de Karl Marx acabou com a vida de diversas pessoas no mundo. Isso porque muitos integrantes puniam pessoas que tinham ideias contrárias às deles. Além disso, tinham como objetivo acabar com a sociedade composta pela classe dominante por meio de revolução violenta.

Esses grupos acabavam com as crenças tradicionais, estruturas sociais, propriedade e governança. Para alguns especialistas, até mesmo o Holocausto fez menos vítimas se comparado com o comunismo, já que atacava uma determinada parte da população.  

Essas medidas eram resultado de revoluções comunistas bem-sucedidas e tinham como objetivo acabar com as desigualdades deixada pelo capitalismo.

o-que-mais-matou-pessoas-durante-o-seculo-20-04

Stéphane Courtois, que escreveu o “Livro Negro do Comunismo”, disse que o movimento resultou na morte de 100 milhões de pessoas. Esse índice é superior ao do nazismo, com cerca de 16 milhões. 

Nessa época, o ditador Mao Tsé-Tung matou cerca de 60 a 80 milhões de pessoas – número que ultrapassa o número de mortos na Primeira Guerra Mundial, com 37 milhões e da Segunda Guerra Mundial, com 65 milhões. 

 o-que-mais-matou-pessoas-durante-o-seculo-20-02

O ditador russo Joseph Stalin executou cerca de 20 milhões de pessoas. Em alguns casos, ele eliminou o vestígio histórico de algumas delas, como documentos e registros fotográficos.

O número de mortes provocadas por Stalin ultrapassa os índices de mortes causadas por câncer de pâncreas (17 milhões), HIV/AIDS (12,5 milhões) e epilepsia (10 milhões).

o-que-mais-matou-pessoas-durante-o-seculo-20-03

A fome matou milhares de pessoas durante a revolução comunista. Isso aconteceu na China, por exemplo, quando uma onda de fome desestabilizou o país. Na época, Mao levou trabalhadores de fazenda para operarem na fundição como de ferro e aço.

Essa alteração resultou na morte de 30 a 40 milhões de pessoas. A coletivização e a industrialização soviética resultaram no Holodomor, na Ucrânia. Este período, marcado pela fome, provocou a morte de 2,5 a 7,5 milhões de pessoas.

Fonte: NTD Fotos: Reprodução / NTD

Jornal Ciência