Se você acha que o tamagotchi (bichinho virtual) foi uma das maiores invenções bizarras do final do século 20, então ficará surpreso ao ler a lista a seguir, preparada pelo site PopSci.

De acordo com ele, estamos todos ansiosos para reconhecer o potencial de tais invenções feitas nos últimos 138 anos. Contudo, só o tempo dirá quais se tornarão populares e quais serão esquecidas.

11 – Carro movido a cachorro

invencoes-bizarras-sec20_01

Certa vez, um engenheiro francês – que provavelmente não tinha muito apreço pelos animais – desenhou um modelo de carro no qual um cachorro seria responsável pela condução. O cão ficaria dentro de uma roda, como um hamster, e teria de correr ali para que o veículo se movimentasse.

10 – Dynasfera de ferro

invencoes-bizarras-sec20_02

Criada pelo inventor J. H. Purves, esse “uniciclo” elétrico foi pensado para ser utilizado da mesma forma que veículos normais e motos. A parte mais interessante é que o motorista ficaria em uma cabine dentro da roda, que giraria conforme ele rodasse pelas ruas. Contudo, o que ele não deve ter considerado foi a visão que o motorista teria se estivesse andando em alta velocidade.

9 – Boias propulsoras

invencoes-bizarras-sec20_03

Graças à crescente tecnologia dos carros, cada vez mais pessoas tinham acesso a praias e piscinas. Preocupados com o fato de que muitas pessoas ainda não sabiam nadar, os inventores desenvolveram uma dezena de dispositivos para ajudar a manter os banhistas na superfície. Entre eles estava um dispositivo de flutuação feito com hélices e boias propulsoras, que supostamente deveria ajudar a evitar afogamentos.

8 – Inalador de gás

invencoes-bizarras-sec20_04

Criado em 1938, o aparelho permitiria que o usuário pudesse administrar de forma independente gases anestésicos em seu corpo. Tal dispositivo ajudaria a reduzir o trabalho dos dentistas, por exemplo. Tudo o que a pessoa precisava fazer era apertar um pequeno balão localizado na parte superior de uma máscara e o gás seria liberado.

7 – Cruzeiro futurístico

invencoes-bizarras-sec20_05

Chamado de “bola rolante”, esse tipo de veículo esteve em alta durante o início do século 20. O motor, à base de diesel, era localizado dentro da enorme bola, enquanto os assentos dos passageiros estavam confortavelmente instalados em um avião preso acima dela.

6 – Barco-Carrossel

invencoes-bizarras-sec20_06

Criado em 1939, este barco em formato de carrossel foi feito com a intenção de treinar remo. O único problema é que os participantes não saíam do lugar e ficavam apenas circulado, algo que poderia ser consideravelmente enjoativo.

5 – Óculos periscópicos

invencoes-bizarras-sec20_07

Ao utilizar esses óculos a pessoa não precisaria se preocupar em virar a cabeça para ver quem se aproxima, já que o modo periscópio faria esse trabalho. Além disso, eles seriam bem úteis para quem quisesse realizar a difícil tarefa de ler deitado.

4 – Rede de proteção para beijos

invencoes-bizarras-sec20_08

Se na hora do beijo você costuma se preocupar com a transmissão de germes pela saliva, saiba que esse aparelho poderia vir a calhar. De acordo com o criador, “os beijos transmitem germes” e você deveria ter uma tela para se proteger deles. A invenção obviamente não pegou, mas, pelo lado bom, era econômica. Após o uso, era só passar um antisséptico que ela estaria pronta para um próximo beijo.

3 – Armadura para mergulho

invencoes-bizarras-sec20_09

Um pouco diferente dos aparelhos de mergulho que conhecemos hoje, essa armadura era um pouco menos flexível e restringia quase que completamente os movimentos dos mergulhadores. Para utilizá-la eles precisavam ser içados para dentro e fora da água. Mas, pelo lado positivo, elas poderiam ser muito úteis em um eventual encontro com tubarões, já que possuíam garras revolucionárias.

2 – Submarino individual

invencoes-bizarras-sec20_10

Em 1924, um inventor chamado James Bolar Jr. criou uma espécie de submarino individual no porão de sua casa. O invento, apesar de ser visualmente estranho, era capaz de ficar submerso a alguns metros de profundidade por até meia hora.

1 – Vela para bicicletas

invencoes-bizarras-sec20_11

Nos barcos, as velas são responsáveis por ajudar na propulsão, já nas bicicletas esse conceito ficaria realmente interessante. Elas supostamente serviriam para aumentar a velocidade em até 30 quilômetros por hora. O único problema seria administrar toda essa velocidade e evitar que o ciclista fosse arrastado involuntariamente ladeira abaixo.

[ PopSci ] [ Fotos: Reprodução / PopSci ]

Jornal Ciência