Cápsula que entra em combustão pode ser solução para eliminar lixo espacial

de Merelyn Cerqueira 0

Uma vez que a cápsula atinge uma distância segura da Estação Espacial, seus motores encaminham-na em direção à Terra para queimar na atmosfera.

Chamada de Cygnus, a cápsula faz parte da nave SS Deke Slayton II, que é responsável por levar à Estação Espacial Internacional (ISS) suprimentos para os astronautas, tais como roupas, câmeras fotográficas, óculos de realidade virtual e equipamentos científicos.

Dois meses após ter sido enviada, a cápsula foi lançada de volta ao espaço, só que dessa vez repleta de lixo. Construída pela empresa espacial privada, Orbital ATK, ela foi empurrada para fora da Estação com o auxílio de um braço robótico gigante (Canadarm2), enquanto voava acima da Bolívia.

Em um comunicado divulgado pelo Twitter oficial da NASA, foi confirmado que os astronautas Scott Kelly e Tim Kopra lançaram a Cygnus utilizando o Canadarm2 às 0:26 (GMT). “Previamente, os controladores em terra, no Centro Espacial Johnson, da Nasa, haviam manobrado Cygnus para sua partida”, explicou a agência. “Uma vez que a cápsula entrou em uma distância segura da estação, seus motores dispararam duas vezes, empurrando-a para a atmosfera da Terra, onde ela queimou sobre o Oceano Pacífico”.

O lixo espacial tem se mostrado um problema grave. Atualmente cerca de 500 mil peças de lixo foram encontradas na órbita do nosso planeta, que podem representar um verdadeiro perigo para as naves espaciais. Cosmonautas que estiveram a bordo da estação espacial russa Mir, que orbitou a Terra entre 1986 e 2001, ejetaram no espaço diversos sacos cheios de lixo, sendo que muitos deles ainda estão em torno do nosso planeta.

Em meio à crescente preocupação com lixo espacial, os astronautas na ISS precisam armazenar todos os lixos e dejetos humanos (do vaso sanitário) a bordo da estação, de onde serão enviados para Terra dentro da nave que outrora tinha suprido as necessidades deles, ou através da nave espacial russa Soyuz, que serve para levar e trazer os tripulantes da ISS.

No entanto, pensando em uma solução mais eficaz, a Orbital ATK criou a Cygnus, que queima através da combustão causada pela atmosfera da Terra, e fornece um método ideal para a eliminação desses resíduos.

[ Daily Mail ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência