Praias de Hong Kong aparecem cobertas de lixo e ninguém parece saber o motivo

de Merelyn Cerqueira 0

Recentemente, visitantes das praias de Hong Kong têm expressado em vários canais de mídias sociais sua indignação sobre o estado atual dos litorais da região. A julgar pelas fotos anexas às publicações, elas se parecem muito mais com oásis de lixo do que paraísos relaxantes, conforme publicado pelo Gizmodo.

Nunca, em meus 20 anos aqui, havia visto uma forma tão consistente e grande de lixo em nossas praias”, escreveu um usuário no Facebook denunciando a poluição na região sul da ilha de Lantau. “Os mares estão inundados de lixo […] é embaraçoso. Ninguém quer se sentar uma praia assim”.

lixo-em-Hong-Kong_01

Segundo o grupo de ambientalistas da Sea Shepherd Hong Kong, a quantidade de lixo que se assenta atualmente nas praias da Hong Kong é “sem precedentes”. Há de se notar que há denúncias feitas há mais de um ano. As queixas atuais, no entanto, começaram a crescer a cerca de duas semanas, ganhando cada vez mais consistência.

lixo-em-Hong-Kong_02

Nas fotos o lixo em questão se apresenta em uma mistura de garrafas, recipientes e outros resíduos plásticos. Segundo o portal Quartz, essas praias, normalmente, não são sujas, porque os aterros sanitários estão longe das áreas mais movimentadas.

Embora ainda não esteja claro de onde o lixo está vindo, a Sea Shepherd Hong Kong, aponta para múltiplos culpados, incluindo a China continental, bem como a própria Hong Kong. Os ambientalistas também sugerem a possibilidade de que uma ilha, chamada Wai Lingding – a qual marinheiros e pescadores relataram ter visto um enorme depósito de lixo – possa ser a responsável.

lixo-em-Hong-Kong_03

O governo ainda não abordou oficialmente o caso, embora um usuário do Facebook tenha postado o trecho de um suposto e-mail escrito pelo Departamento de Proteção Ambiental, que alegou não ser o órgão certo para resolver o problema. Em maio de 2015, o governo chegou a publicar os resultados de um estudo que sugeria que “no geral, o lixo marinho [de resíduos ou material humano] não constituíam um problema sério para Hong Kong”.

[ Gizmodo ] [ Fotos: Reprodução / Julia Leung / Sara Wilson / Guy Nowell / Lisa Christensen ]

Jornal Ciência