O mundo vai explodir de tanta gente? Vídeo explica as fases do crescimento populacional

de Julia Moretto 0

A população mundial vem crescendo de forma assustadora. Para se ter ideia, em 1800 havia 1 bilhão de pessoas. Em 1970, a população era em torno de 3.7 bilhões. Já no dia 13 de junho de 2013, o número chegou aos 7 bilhões.

 

Segundo a ONU, em 2050, o mundo deve ter 9 bilhões de pessoas, e 11,2 bilhões em 2100. De acordo com alguns estudos, o número de pessoas nunca passará de 12 bilhões. Isso acontece por que as pirâmides etárias dos países estão se invertendo, ou seja, as faixas das bases – que representam os jovens – estão ficando mais estreitas que as intermediárias – de adultos.

 

Isso ocorre devido à população passar por quatro transições. Na primeira, que ocorreu antes da Medicina moderna, os casais tinham vários filhos porque muitos deles morriam antes de crescer. Na segunda etapa, a mortalidade infantil caiu significativamente, devido a fatores como o saneamento e a Medicina. Porém, as mães continuaram a ter o mesmo número de filhos, que cresciam e se reproduziam, nessa época ocorreu o primeiro boom populacional. 

 

A etapa número três, corresponde à fase em que os pais perceberam que não era preciso ter muitos filhos para que eles chegassem à vida adulta. O custo de vida ajudou na limitação de número de crianças e desacelerou o crescimento populacional. Na quarta fase, foi alcançado um equilíbrio em que poucas crianças eram geradas e poucas crianças morriam.

 

Esse processo ocorre em todos os países. A boa notícia é que os países menos desenvolvidos já estão avançando na transição. Na década de 1970, a média global de filhos por casal era de cerca de seis, atualmente é de 2,5.

No Brasil

Analisada no começo de 2017, a população brasileira é de 206.911.454. De acordo com o IBGE, a cada vinte segundos, um bebê nasce no país. De acordo com a análise, em 2030 a população deve ser de 223 milhões.

[ IBGE / Youtube ] [ Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência