Espécie de aranha com 23 cm de diâmetro é encontrada no México

de Julia Moretto 0

Uma nova aranha com 10 centímetros e de pernas e o corpo com 23 cm de diâmetro, foi encontrada no México e também habita a América do Sul.

O animal, endêmico da península de Baja California no noroeste do México, deixou os cientistas surpresos pelo seu aspecto e tamanho das pernas. Os especialistas garantem que a picada não é letal para o homem. Segundo a especialista do Centro de Pesquisas Biológicas do Noroeste (CIBNOR), María Luisa, o animal foi batizado Califorctenus cacachilensis já que é originário do estado mexicano de Baja California Sur e visto em cavernas de Las Cacachillas.

A primeira vez que a vi fiquei muito impressionada com seu tamanho”, disse Jiménez à AFP em uma entrevista telefônica nesta terça-feira. “Em todos os meus anos de experiência, nunca encontrei uma aranha tão grande, quase do tamanho de um prato normal de comida”Essa aranha é similar à errante brasileira, conhecida pelo forte veneno, parente de outras tarântulas do país. Assim como estas, a nova aranha possui um corpo peludo e achatado.

De acordo com Jiménez, apesar do aspecto feroz, ela não é agressiva, e o veneno não é mortal para o homem. Ela também tem hábitos noturnos e é corredora – o que dificulta encontrá-la. Ela foi vista pela primeira vez em 2013 em uma expedição conjunta de pesquisadores do Museu de História Natural de San Diego (theNAT) e mexicanos, de acordo o blog da instituição.

Para analisar as características e grau de parentesco com outras espécies, os especialistas pediram para que Jiménez e uma especialista brasileira da Universidade de Campinas, analisassem o animal.“Capturamos oito espécimes, os comparei em meu catálogo taxonômico e chegamos à conclusão de que é um novo exemplar”, explicou Jiménez.

[ UOL ] [ Fotos: Reprodução / UOL ]

Jornal Ciência