Kukulcán: descoberta mais uma pirâmide dentro de outra em um templo Maia

de Merelyn Cerqueira 0

Localizado nas ruínas Maias de Chichén Itzá, no México, está o templo de Kukulcán, também conhecido como El Castillo. Os arqueólogos há muito já sabiam que a construção escondia uma segunda pirâmide em seu interior.

No entanto, graças ao uso de uma moderna tecnologia, recentemente pesquisadores descobriram dentro da construção uma terceira estrutura, também em forma de pirâmide.

A descoberta foi feita por meio de uma tecnologia chamada tomografia de resistividade elétrica tridimensional (ERT-3D).

A técnica já havia sido usada anteriormente no local, de modo que resultou na descoberta de um cenote – um rio que fluía embaixo da pirâmide e era usado para sacrifícios humanos.

Utilizando 96 eletrodos colocados em volta da misteriosa estrutura, os pesquisadores conseguiram criar um mapa digital do local.

Embora já soubessem da existência de uma segunda pirâmide dentro da primeira, algo que já foi bem documentado, eles ficaram surpresos ao encontrar uma terceira estrutura enterrada dentro da segunda, que aparentemente é composta de uma pequena escadaria e altar.

De acordo com Geoffrey Braswell, da Universidade da Califórnia, a segunda pirâmide de El Castillo foi descoberta em 1940. No entanto, ela era instável demais para permitir novas escavações.

Ele também apontou que a misteriosa estrutura poderia ser como uma grande “boneca russa”, as chamadas Matrioskas, mas apenas escavações poderiam confirmar isso.

O problema, no entanto, é que escavá-la poderia causar grandes danos ao local. Portanto, conhecer seu interior é, para todos os efeitos, algo impossível no momento para os arqueólogos.

Considerando que a estrutura fora encontrada perto de um corpo de água, os pesquisadores acreditam que seu estudo será muito importante para a compreensão dos primeiros anos da religiosidade Maia, algo que apesar de ter muito estudo em torno do tema, existem dezenas de pontos a serem compreendidos.

Fonte: Curiosity Fotos: Reprodução / Curiosity

Jornal Ciência