A pirâmide mais antiga do mundo foi construída há 25.000 anos dentro deste monte

de Redação Jornal Ciência 0

Se você acreditava que os antigos habitantes do Egito ou da América do Sul foram os primeiros a construir pirâmides, pense novamente. Novas pesquisas indicam que o monumento cônico mais antigo feito pelo homem pode ter sido construído na Indonésia, há cerca de 25.000 anos.

Conhecido como Gunung Padang, o local era anteriormente considerado apenas uma colina natural. No entanto, extensas pesquisas de campo revelaram que toda a estrutura foi, na verdade, construída por mãos humanas ao longo de vários milênios.

Localizado no Distrito de Cianjur, Província de Java Ocidental, Gunung Padang é um complexo megalítico que repousa no topo de uma colina impressionante. Somente em 2018, arqueólogos começaram a teorizar que o monte inteiro poderia, na verdade, ser artificial, e que Gunung Padang — que significa “Montanha da Iluminação” — engloba muito mais do que as estruturas de pedra visíveis em sua superfície.

Essa afirmação surpreendente foi feita por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores que passaram 3 anos estudando o local entre 2011 e 2014.

Embora muitos especialistas estivessem inicialmente céticos, os cientistas agora publicaram um relato detalhado de suas investigações, fornecendo evidências concretas para apoiar a ideia de que Gunung Padang é a pirâmide mais antiga do mundo.

“A datação por radiocarbono de solos orgânicos das estruturas descobertas revelou múltiplas fases de construção datando de milhares de anos a.C., com a fase inicial datando do período Paleolítico. Este estudo sugere fortemente que Gunung Padang não é uma colina natural, mas uma construção em forma de pirâmide”, escrevem os autores.

Usando uma variedade de técnicas, incluindo Tomografia de Resistividade Elétrica (ERT), Radar de Penetração no Solo (GPR) e Tomografia Sísmica (ST), eles conseguiram obter uma imagem das características internas da colina, bem como a cronologia de sua construção. Perfurações em sete pontos diferentes revelaram que a pirâmide foi construída em 4 estágios distintos ao longo de milênios.

Com altura variando de 20 a 30 metros, a estrutura começou com a criação daquilo que os autores chamam de Unidade 4. Enterrada profundamente na colina, essa fase inicial “provavelmente se originou como uma colina de lava natural” que foi “meticulosamente esculpida” em sua forma atual entre 25.000 e 14.000 anos atrás.

A Unidade 3, composta por rochas colunares “dispostas como tijolos em uma construção”, foi construída entre 7.900 e 6.100 a.C.

“Aproximadamente um milênio depois, entre 6.000 e 5.500 a.C., um construtor subsequente chegou a Gunung Padang e construiu a Unidade 2, escrevem os autores, acrescentando que “o construtor final chegou entre 2.000 e 1.100 a.C., construindo a Unidade 1.

Intrigantemente, a equipe também encontrou evidências de “cavidades ou câmaras ocultas no local”, embora precisem ser exploradas em maior detalhe durante futuras pesquisas de campo.

Ainda mais surpreendente é que o local parece ter sido deliberadamente enterrado em várias ocasiões, “possivelmente para ocultar sua verdadeira identidade para fins de preservação”.

Observando as “notáveis capacidades de alvenaria” dos humanos paleolíticos de Gunung Padang, os pesquisadores afirmam que suas descobertas desafiam a suposição de que técnicas de construção sofisticadas foram desenvolvidas apenas com o surgimento da agricultura, cerca de 11.000 anos atrás.

Reescrevendo uma narrativa antropológica de longa data, os autores concluem que as evidências em Gunung Padang “sugerem que práticas avançadas de construção já estavam presentes quando a agricultura talvez ainda não tivesse sido inventada”, o que abala profundamente todo o conhecimento da linha do tempo que temos sobre nossa própria história.

Este estudo foi publicado na revista Archaeological Prospection.

Fonte(s): IFLScience / Archaeological Prospection Imagem de Capa: Reprodução / Ghanimurtafa via Shutterstock.com Foto(s): Reprodução / Natawidjaja et al., Archaeological Prospection, 2023

Jornal Ciência