Mancha vermelha estranha no céu da boca teve uma explicação clínica inacreditável e bizarra!

de Merelyn Cerqueira 0

Enquanto faziam uma inspeção de rotina na boca de um paciente de 47 anos, dentistas da Universidade de Montemorelos, no México, encontraram uma mancha vermelha no céu de sua boca.

Preocupados de que a lesão pudesse ter sido causada por doenças do sangue ou tumores, os profissionais decidiram investigar mais a fundo a situação.

Eles descobriram que o homem sequer sabia da lesão e tampouco havia experimentado sintomas negativos.

Durante uma entrevista sobre seu histórico médico, descobriram que ele era usuário de cocaína e maconha, mas nenhuma das drogas havia sido responsável pela marca. Ele também foi testado para HIV, mas a doença também foi eliminada como possível causa.

Após uma investigação mais aprofundada, os dentistas concluíram que a lesão era um hematoma, provavelmente causado por uma contusão durante o sexo oral. O homem, por sua vez, admitiu praticar felação com regularidade.

O relato do caso, que foi publicado na revista médica BMJ Case Reports, foi bem preciso e também contou com potenciais implicações que o sexo oral pode provocar.

“O contato do palato com as glândulas penianas pode causar um hematoma devido a trauma de contusão e dilatação dos vasos sanguíneos por causa da pressão negativa criada durante a sucção.”

Após estabelecer a provável causa, os dentistas deram alta ao paciente e pediram a ele que retornasse uma semana depois. Se a lesão tivesse desaparecido, poderiam eliminar o risco de infecções sexualmente transmissíveis, tumores e outras doenças. 

De acordo com os dentistas, “o sexo oral tornou-se uma prática comum em nossa sociedade; portanto, é pertinente considerar essa prática como uma causa potencial de lesões orais, particularmente no palato”. 

Um estudo citado pelos profissionais no mesmo relato analisou 132 profissionais do sexo, descobrindo que pelo menos 17 deles tinham lesões semelhantes relacionadas a felação.

No entanto, eles também apontaram que as mesmas marcas podem ser causadas por infecções respiratórias, sucção, terapia a base de anticoagulantes e instrumentos de sopro.

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência