Covid-19 pode causar surdez, zumbido no ouvido e vertigem, afirma novo estudo

Pesquisadores analisaram os resultados de 56 estudos e encontraram forte associação entre coronavírus e problemas de audição.

de Redação Jornal Ciência 0

Dentre os diversos efeitos da Covid-19 no nosso corpo está o agravamento dos casos de surdez, zumbido no ouvido e vertigem. Em um artigo conduzido pelos cientistas da Universidade de Manchester e do Centro de Pesquisa Biomédica de Manchester, no Reino Unido, descobriu-se que até 15% das pessoas que contraíram a Covid-19 desenvolveram sérios problemas auditivos.

Eles analisaram os resultados de 56 estudos e encontraram uma forte associação entre coronavírus, problemas de audição e problemas com o “sistema vestibular”. Isso inclui as partes do ouvido interno e do cérebro que processam as informações sensoriais envolvidas no controle do equilíbrio e dos movimentos oculares.

Dados de 24 dos estudos foram agrupados para estimar que a prevalência de perda auditiva foi de 7,6%, o zumbido foi 14,8% e a vertigem foi 7,2%.

Kevin Munro, professor de audiologia da Universidade de Manchester e do Centro de Pesquisa Biomédica de Manchester, responsável pelos estudos com a saúde auditiva, disse que há uma necessidade urgente de um estudo clínico e diagnóstico cuidadosamente conduzido para compreender os efeitos de longo prazo da Covid-19 no sistema auditivo.

“Também é sabido que vírus como sarampo, caxumba e meningite podem causar perda auditiva, pouco se sabe sobre os efeitos auditivos do vírus Sars-CoV-2. Embora esta revisão forneça mais evidências para uma associação, os estudos que examinamos eram de qualidade variável, então mais pesquisa precisa ser feita”, salientou Munro.

A equipe de pesquisadores espera estimar com precisão o número e a gravidade dos distúrbios auditivos relacionados à doença e descobrir quais partes do sistema auditivo podem ser afetadas.

Fonte(s): Metro UK Imagens: Divulgação / Shutterstock

Jornal Ciência