As pessoas estão descobrindo da maneira mais difícil que não é saudável remover a própria cera do ouvido

de Redação Jornal Ciência 0

Embora a cera de ouvido possa parecer desagradável, ela não é prejudicial a você e, na verdade, tem uma função necessária no delicado canal auditivo.

Infelizmente, combater a cera de ouvido se tornou a norma, e muitas pessoas inadvertidamente colocam em risco a saúde do ouvido ao fazer uma limpeza excessiva com instrumentos perigosos — que parecem inofensivos.

É hora de fazer as pazes com a cera do ouvido, portanto, largue o Cotonete® — marca comercial registrada pela Johnson & Johnson que acabou se tornando símbolo do objeto em si — também chamado de “haste flexível de algodão” em outras marcas e preste atenção.

Cera de ouvido: O que é?

A cera de ouvido é uma secreção sebácea natural produzida por várias glândulas nas células da pele que revestem o canal auditivo. O ouvido de todos contém cera, o qual é chamado de cerume em ambientes clínicos. Não importa o quão higiênico você seja, todos produzimos cerume!

O exsudato marrom-alaranjado mantém a pele do canal auditivo flexível e saudável, além de formar uma camada ácida protetora, apesar do fato de que pode não parecer particularmente limpo, sendo “repudiado” pelo aspecto “estético”.

Ao eliminar organismos potencialmente perigosos, como bactérias e fungos, isso ajuda a manter o canal auditivo e o próprio ouvido um ambiente bastante higiênico e livre de infecções.

Embora a cera de ouvido contenha, em sua maioria, substâncias inofensivas, como óleo, suor, células mortas da pele e raras partículas de poeira, ela pode ser problemática.

Os métodos de remoção que as pessoas usam para se livrar da cera, entretanto, podem piorar essa condição. O excesso de cera no ouvido pode resultar em impactação — ou seja, empurrando e “encurralando” a cera no fundo do canal —, o que pode causar deficiências auditivas.

O canal auditivo é bloqueado pela cera

As pessoas com canais auditivos minúsculos, aquelas que usam frequentemente itens nos ouvidos, como aparelhos auditivos, tampões sonoros, protetor auricular ou as que usam haste flexível de algodão com frequência, sofrem impactação com maior regularidade.

Sim, empurrar o bastão de algodão em seu canal auditivo pode, na verdade, fazer com que a cera se acumule em vez de removê-la. Às vezes você pensa que retirou bastante cera através da ponta do algodão, mas, na verdade, empurrou grande parte dela.

Normalmente, a cera do ouvido é removida pelo próprio corpo por meio da liberação de células que a aproximam progressivamente da saída do ouvido, até que ela caia, ou seja, sendo recolhida durante a higienização de rotina.

Quando você usa uma hasta de algodão, você está indo contra o mecanismo que seu próprio corpo criou. Sendo assim, a cera começa a se acumular e dificilmente irá sair espontaneamente, o que pode gerar problemas otológicos. Isso levanta uma questão…

Você realmente precisa limpar o ouvido?

É fundamental ter em mente que a cera do ouvido é saudável e benéfica para o corpo. De acordo com um artigo da Otolaryngology-Head & Neck Surgery, nem sempre é necessário removê-la.

A menos que o acúmulo de cera cause sintomas ou impeça o médico de inspecionar seus ouvidos em uma consulta. Mas, neste caso, a cera será removida por um médico usando uma técnica de “lavagem”. Fora isso, não há nada que você precise fazer.

“Se seus ouvidos estão muito cheios, você nem deveria tentar usar cotonetes, não deveria fazer nada”, salienta a Dra. Yu-lan Mary Ying, otorrinolaringologista da Rutgers New Jersey School of Medicine, nos EUA, em entrevista à Popular Science.

Ironicamente, muitos fabricantes de hastes flexíveis de algodão informam em seus rótulos que seus produtos não devem ser usados para limpar os ouvidos, mas as pessoas tendem a desconsiderar as instruções de segurança dos próprios fabricantes porque criaram hábito ou simples não costuma ler os rótulos.

Usando hastes flexíveis para “limpar”, você pode danificar o tímpano — uma membrana fina como papel que divide o ouvido externo do interno e auxilia na audição —, além de potencialmente incitar a impactação de cera.

É importante consultar o médico se tiver sintomas como coceira, audição abafada, fluido ou dor nos ouvidos, mas quando se trata de manter os ouvidos limpos, deixar a cera “quieta” parece ser o melhor a fazer. 

Fonte(s): IFLScience / Popular Science Imagem de Capa: Reprodução / PopScience via Deposit Photos

Jornal Ciência