É possível perfurar os tímpanos utilizando cotonetes?

de Merelyn Cerqueira 0

As hastes flexíveis com pontas de algodão, comumente conhecidas pela marca Cotonetes, são geralmente utilizadas na higiene dos ouvidos. Contudo, você certamente já deve ter sido aconselhado sobre os perigos que elas podem representar para os tímpanos. Mas, será que isso realmente é verdade?

Segundo informações da bióloga Lucianna Lira, do Diário de Biologia, o tímpano é uma fina membrana que separa o ouvido externo do ouvido médio. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é responsável pelo som que ouvimos, mas é parte importante da nossa estrutura auditiva. É por meio das vibrações das ondas sonoras na membrana timpânica e ossículos do ouvido que são gerados os sinais transmitidos ao córtex cerebral, que por sua vez é responsável por identificar o som.

e-possivel-furar-os-timpanos_2

Logo, por ser considerado delicado, o tímpano pode ser facilmente perfurado, seja pelo mau uso das hastes ou qualquer outro material perfurante inserido profundamente no canal do ouvido, bem como golpes sofridos na cabeça, explosões ou até mesmo uma grande diferença de pressão atmosférica. Sem a proteção fornecida pelo tímpano, os ouvidos médios e internos ficam expostos às infecções, redução de audição, dores e até mesmo sangramento.

A cera produzida por eles possui uma função de proteção e limpeza do organismo. Além disso, o próprio corpo é capaz de sozinho expulsar o excesso, sem que seja necessária a remoção.

No entanto, se você sentir que há necessidade de fazê-lo, é essencial que tome extremo cuidado. A melhor forma é através da utilização de toalhas. Após o banho, você pode remover o excesso somente até onde o dedo alcançar. Dessa forma, a cera não será empurrada em direção aos tímpanos e eles tampouco correrão o risco de serem perfurados.

[ Diário de Biologia ] [ Foto: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência