Confira os 6 principais fatores que levam a um término

de Julia Moretto 0

Não entramos em um relacionamento esperando pelo seu fim. Porém, os especialistas afirmam: alguns esforços precisam ser feitos para que ele não acabe.

 

A empolgação dos primeiros encontros e beijos vai se apagando conforme o tempo passa. A vontade de encontrar a pessoa já não é tão evidente. Muitas vezes, um dos dois passa a sentir atração por outrem. Porém, se você se vê nesse cenário, calma, nem tudo está perdido e você pode virar o jogo!

 

Diariamente, milhares de pessoas iniciam e terminam um relacionamento. São esses ciclos os responsáveis pelo nosso amadurecimento e nova visão do mundo. Mas, términos também são fundamentais. Para muitas pessoas, os relacionamentos são o combustível para a vida. E cá entre nós, quem não gosta de um pouco de romance? Seja protagonizando um ou acompanhando de longe, não há quem escape! E por esse motivo, nos comovemos tanto com os términos.

 

Um exemplo disso foi a separação de William Bonner e Fátima Bernardes. Muitas pessoas se comoveram tanto com o fim da união dos jornalistas que parecia que elas estavam se separando. Considerando tudo isso, apresentamos seis atitudes listadas por uma série de terapeutas que ajudam a manter um relacionamento. Confira:

 

1 – Deixar de ter interesse na vida do outro

De acordo com os estudiosos, manter o interesse a admiração pela pessoa que você convive, é um ingrediente importante para o relacionamento durar. Esse interesse, consequentemente deixa a relação mais romântica e os envolvidos mais companheiros. Uma prática para exercitar isso é fazer perguntas sobre a vida um do outro e dividir as diferentes ideias sobre a vida. Segundo a terapeuta de casais, Melissa Fritchle, “aquela pessoa sentada em frente a você na mesa do café da manhã pelos últimos seis anos ainda pode surpreender você”.

 

2 – Comunicação excessiva

A comunicação é vital para um relacionamento, porém quando ela é usada em excesso, pode trazer algumas complicações. Evite mandar mensagens exageradas perguntando a todo momento se ela está bem, o que está fazendo, com quem está falando e onde está. As pessoas devem se policiar porque atitudes como essa pode fazer com que a outra pessoa se sinta cobrada a todo o momento. “Se um sempre quer saber o que o outro está fazendo, pensando ou como se sente sobre o relacionamento, ele se sente incrivelmente pressionada”, comenta a psicóloga Kristin Davin.

 

3 – Brigar por sexo

A única exigência sobre sexo é que ele deve unir o casal. Caso contrário, isso deve ser analisado! Muitas pessoas não falam sobre o assunto com seus parceiros e acabam perdendo a chance de falar sobre experiências e preferências. Segundo especialistas, esse assunto até pode ser difícil de ser tocado no começo, mas é fundamental para que haja harmonia entre o casal. O diálogo proporciona uma vida sexual satisfatória, mas para isso deve existir transparência e prazer. Terapeutas podem ser uma boa saída caso o casal tenha grande dificuldade de se entender.  

 

4 – Deixar o dinheiro ser o assunto principal

Assuntos sobre dinheiro fazem parte dos relacionamentos. Porém, questões como o quanto se ganha e como se gasta podem interferir na relação, principalmente se não há diálogo e se nenhum está disposto a ceder. Na opinião da terapeuta Lynn Zakeri, enxergar o ponto de vista do parceiro é fundamental para manter a relação.

 

5 – Sentir-se sufocado

Ter um companheiro é um dos prazeres mais indescritíveis. Mas para conseguir manter essa união, é preciso entender que cada um tem sua vida pessoal. Viver junto é ótimo, mas saber viver sozinho é fundamental. É importante que cada um tenha seus amigos, possa curtir um happy hour e tenha tempo livre de lazer. Quando não há esse limite, um dos dois pode se sentir sufocado e terminar a relação.

 

6 – Não manter o relacionamento como prioridade

O casamento é um passo importante na relação a dois, já que ele coloca outra pessoa como prioridade em sua vida. “Na minha experiência, a razão mais comum pela qual um relacionamento acaba é porque há tantos outros compromissos que requerem atenção, seja o trabalho, os horários dos esportes das crianças ou vidas sociais separadas – a lista só aumenta”, comenta a terapeuta Christine Wilke.

 

A profissional frisa que o casamento é uma prioridade na vida do casal e que não deve ser colocado em segundo plano. Segundo Christine, tirar a pessoa da lista de prioridades é, aos poucos, se ver casado com uma pessoa estranha.

[ Huffington post ] [ Foto: Reprodução / Pixa Bay ]

Jornal Ciência