Todos nós temos dias em que nos sentimos lentos, com dificuldade de concentração e pouca disposição.

Embora a maioria das pessoas acredite que a cafeína seja o remédio para resolver o problema, uma vez que os efeitos da bebida desaparecem você estará da mesma maneira, ou até mesmo em uma situação pior do que antes.

O que pouca gente sabe é que os sintomas descritos acima podem ser um sinal de desidratação. Quando você está desidratado, seu sangue engrossa. Este espessamento dificulta a passagem do sangue pelas veias e artérias, provocando um sentimento de fadiga extrema. Outros sintomas de desidratação podem incluir mau hálito, dor de cabeça, obstipação e irritabilidade.

Como a desidratação afeta o seu nível de produtividade

Ela resulta em dificuldade de concentração, fazendo com que terminar as tarefas do trabalho seja mais demorado. Além disso, o nível de atenção cai, fazendo seu tempo de reação ficar maior.

Embora esses sintomas possam não ser perigosos para um trabalhador de escritório, aqueles que trabalham em indústrias podem estar em risco, já que a probabilidade de um acidente ocorrer é maior. Na verdade, se o seu nível de desidratação atingir 3% ou mais, você pode ser tão prejudicado quanto alguém que possui um nível de álcool no sangue acima do limite legal para dirigir.

Se você quer ter certeza de que a desidratação não está afetando o seu desempenho no trabalho, aqui estão algumas maneiras simples para se certificar que está bebendo a quantidade necessária de água:

Mantenha uma garrafa de água com você

A maneira mais fácil de se manter hidratado é simplesmente beber bastante água. Para saber se você está ingerindo a quantidade necessária, mantenha uma garrafa com você durante todo o dia. Em vez de usar garrafas de água descartáveis – que podem ser caras e prejudiciais para o ambiente – considere ter uma reutilizável.

Tenha uma alimentação saudável

A água não é a única maneira de obter os fluidos de que você precisa. Muitos alimentos contêm uma quantidade notável de água. O pepino possui 96,7% de água, enquanto o rabanete tem cerca de 95,3%. Se você preferir um lanche doce, considere certas frutas. Melancia possui 91,5% de água e carambola, 91,4%. Outros alimentos também são boas opções: espinafre, uva, cenouras e melão.

Os alimentos não devem ser a sua principal fonte de hidratação. Eles devem ser considerados um complemento à ingestão de água. Para isso, é preciso comer refeições menores com intervalos regulares, a cada três a quatro horas.

Evite certos alimentos e bebidas 

Assim como certos alimentos e bebidas podem hidratar, outros podem intensificar os sintomas de desidratação. O álcool, por exemplo, normalmente não pode ser consumido no local de trabalho. O consumo da bebida na noite anterior pode deixá-lo mais desidratado no dia seguinte. Alimentos com alto teor de sal, tais como carnes e batatas fritas, também intensificam a desidratação. Outros vilões desse cenário são as frituras e bebidas açucaradas.

Ficar atento

Muitas vezes você fica levemente desidratado sem apresentar sintomas. Com isso em mente, a melhor defesa para combater a desidratação é evitá-la desde o início. Ao seguir as dicas acima, você vai ter um grande número de ferramentas à sua disposição para ajudá-lo a ficar hidratado durante todo o dia, garantindo mais produtividade no trabalho.

 [ Live Hack ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência