Experimento perigoso: cientista perde mais de 11 quilos em apenas 24 horas

de Redação Jornal Ciência 0

O cientista esportivo Ross Edgley resolveu fazer um experimento para perder o máximo de peso possível, no menor tempo.

 

Em um esforço arriscado, ele perdeu cerca de 11,3 quilos em apenas um dia, em um processo que causou desidratação. O objetivo de Ross era comprovar que a busca excessiva por diminuição de peso é exagerada, já que o corpo humano tem bastante alteração de medidas, justamente por conta dos líquidos no organismo, e não tanto com a massa de gordura.

homem-perde-11-quilos

Muitas pessoas são escravas das balanças e têm a sua autoestima e nutrição governadas por elas. Espero que esta experiência crie um relacionamento saudável entre as pessoas e as balanças. Dessa forma, elas vão perceber que o peso pode oscilar em função de muitos fatores, não apenas de gordura”, revelou.

 

Ele resolveu fazer o experimento tentando se desidratar ao máximo, quase não consumindo água, passando horas na sauna, realizando exercícios e usando roupas quentes. Sua dieta era insalubre e livre de carboidratos. Além de tomar diuréticos, ele fez banhos de imersão com sulfato de magnésio. Apesar de ter sido um experimento científico, ele correu riscos extremos para sua saúde.

homem-perde-11-quilos_2

Ross acabou eliminando 11,3 quilos em 24 horas, comprovando que a influência dos líquidos é realmente grande. Ele explica que o líquido representa de 50 a 70% do peso corporal. Ou seja, de seus 95 quilos, 47,5 é água – em média. O diurético, que fez ele urinar cerca de 20 vezes, foi o grande responsável por sua perda. A eliminação do sal de sua dieta tinha o objetivo de não reter água no corpo. O banho de sulfato de magnésio, um tipo de sal, acaba absorvendo toda a umidade do corpo, assim como a sauna.

 

Ao tirar os carboidratos da dieta, ele evitou armazenar glicogênio em seus músculos, que pesa cerca de 18 gramas por quilo de massa muscular. Com a restrição e exercícios, o peso é reduzido de forma efetiva.

 

A proteína e a gordura forneceram os nutrientes necessários, sem armazenar o glicogênio muscular. Já a utilização das roupas quentes facilitou o suor. “Devo salientar que, embora eu tenha perdido mais de 11 quilos em 24 horas, absolutamente nada disso era gordura e eu imediatamente recuperei tudo duas horas depois que eu terminei o experimento. O que eu fiz foi muito perigoso, e tudo foi feito sob condições muito estritas e com acompanhamento médico”, alertou ele.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência