Você podia participar do maior experimento de Física Quântica do mundo, saiba como!

de Julia Moretto 0

O maior experimento de física quântica do mundo aconteceu no mês passado e os pesquisadores precisavam que pessoas de todo o mundo se envolvessem para ajudá-los a testar as leis da Mecânica Quântica.

O experimento, executado por 12 laboratórios diferentes ao redor do mundo,  iria testar a ideia de Albert Einstein sobre realismo local – um dos princípios fundamentais da Mecânica Quântica. E para ajudar a Ciência, você precisava jogar um monte de jogos on-line. O realismo local é uma tentativa de superar o que Einstein denominava como “ação fantasmagórica à distância“.

Na mecânica quântica, há duas coisas para manter em mente: as partículas não têm um valor distinto até que sejam medidos, e quando duas partículas estão entrelaçadas, uma delas afetará imediatamente a parceira, não importando quão distante estejam. Segundo os pesquisadores, Einstein não gostava desta ideia porque viola a velocidade da luz – no caso, a “ação fantasmagórica” ​​citada.

Por esse motivo, ele apresentou a ideia de realismo local, o que pressupõe que uma partícula tenha um valor pré-fixado antes de qualquer medida – e dessa maneira, a informação não viaja entre duas partículas emaranhadas mais rápido do que a velocidade da luz. Desde então, os pesquisadores seguem analisando testes para medir se as informações realmente “viajam” entre partículas emaranhadas. Esse tipo de teste é conhecido como teste de desigualdade de Bell.

E se a premissa for violada em experiências reais, isso implica que a mecânica quântica viola qualquer localidade e a ideia de realismo local. A hipótese de Einstein, portanto, não seria correta. Várias experiências ao longo dos últimos anos têm, alegadamente, violado a desigualdade de Bell. No ano passado, o experimento foi concluído sem lacunas, mas ainda há disputa para saber se o realismo local realmente se sustenta.

A nova experiência em todo o mundo tem o objetivo de resolver a questão de uma vez por todas, usando uma quantidade enorme de dados aleatórios, gerados por usuários para testar a desigualdade de Bell. Basicamente, os pesquisadores estão fazendo o que é chamado de o “Grande teste de Bell: experiências em todo o mundo quântico movidas com aleatoriedade humana”. Eles pretendem realizar uma série de testes de desigualdade de Bell em todo o mundo, controlada por decisões humanas feitas por voluntários – que eles chamam de Bellsters.

O experimento precisa de pelo menos 30.000 voluntários de todo o mundo e de todas as idades, a fim de gerar dados aleatórios suficientes para testar adequadamente a desigualdade de Bell. Os jogos são acessíveis a pessoas de todas as idades. Para fazer isso, é preciso jogar um jogo onde você tem que introduzir as sequências aleatórias de 0 e 1. Estas sequências que você gera irão determinar a ordem de medição de partículas emaranhadas em cada laboratório em todo o mundo.

Se você passar todos os níveis, vai ter gerado sequências aleatórias suficientes de informação para ajudar a completar o teste. Um teste de Bell do ano passado foi semelhante, mas usou um gerador de números aleatórios para chegar a esses dados. Essa nova experiência busca gerar ainda mais aleatoriedade.  Para participar, acesse: The big bell test

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / El Liberal ]

Jornal Ciência