A definição do que é um quilograma mudou para sempre. Entenda!

de Otto Valverde 0

Após 130 anos de estabelecido, o conceito de quilograma como conhecemos atualmente foi substituído. Isso ocorreu para que tenhamos uma definição muito mais precisa.

A mudança foi votada por unanimidade na Conferência Geral sobre Pesos e Medidas em Versalhes, na França, no final de 2018, mas só agora houve a mudança.

Entendendo os motivos

Boa parte das pessoas não entende sobre metrologia – a ciência que estuda as medições. No nosso dia a dia estamos acostumados com medidas e estamos sempre usando em diversas ocasiões, mas não pensamos muito sobre isso.

As medições são importantes não apenas porque a usamos para medir tudo, mas também porque os cientistas, mundialmente, usam as medidas para seus estudos oficiais e padronizados, conduzindo adequadamente suas observações.

Das sete unidades do Sistema Internacional de Unidades, quatro não são baseadas atualmente nas constantes da Física: o ampere (corrente), o Kevil (temperatura), mol (quantidade de substância) e quilograma (massa).

A ideia é que todas as unidades baseadas nas constantes da Física são, por definição, estáveis e inalteradas, não necessitando de mudanças novamente no futuro.

Como assim?

Um quilograma é definido por… Um quilograma. Bem, essa definição simples segue um padrão que foi criado a título de comparação.

De acordo com o Protótipo Internacional do Quilograma (um objeto que serve de modelo padrão) feito em 1889 contendo 90% de platina e 10% de irídio – ver imagem abaixo. De fato, o quilograma é a única unidade básica do Sistema Internacional de Unidades que usa um objeto para definição.

Protótipo Internacional do Quilograma (IPK).

Como o Protótipo é usado?

Na verdade, não existe apenas um protótipo. Existem vários em alguns locais do mundo. Estes são usados para comparação oficial e, ocasionalmente, o protótipo principal da França deixa o país para comparações oficiais com os outros protótipos e volta para a França logo em seguida.

Por que a mudança?

Acredite ou não, os modelos que são usados ao redor do mundo estão com a massa diferentes do modelo original da França. Além disso, a ideia central é que todas as unidades que existem sejam baseadas em constantes da Física, sendo assim consideradas estáveis e inalteráveis no futuro, além de serem universalmente aceitas em todo o mundo.

Um exemplo simples: um metro será classificado como a distância que a luz percorre no vácuo em 1/299792458 de um segundo. Além disso, um segundo é classificado como o tempo que leva para um átomo de Césio oscilar 9.192.631.770 vezes. Parece complicado e de fato pode ser para a maioria das pessoas, mas desta forma, existe uma padronização universal.

Então, o que será considerado como o novo quilo?

Bem… Um quilo de maçã ainda será um quilo de maçã. Mas, cientificamente falando, um quilo será determinado por um valor numérico da constante de Planck.

A constante de Planck, que é a razão entre energia e a frequência de um fóton, será usada, mas também será usada a velocidade da luz e a frequência de ressonância do átomo de Césio.


Mas, por que todos os três? Isto é porque as unidades da constante de Planck são m² kg/s, então precisamos definir o metro (em termos da velocidade da luz) e o segundo (em termos do átomo de Césio)”, disse Terry Quin, do Escritório Internacional de Pesos e Medidas.


A nova definição do metro entrou em vigor dia 20/05/2019, justamente no Dia Mundial da Metrologia.

Jornal Ciência