Cópia da edição do livro “Principia Mathematica”, de Isaac Newton, está prestes a ser leiloada

de Merelyn Cerqueira 0

Uma rara cópia da primeira edição do livro “Principia Mathematica” (conhecida em latim como “Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica”), de Isaac Newton, será leiloada em Nova York no próximo dia 14 de dezembro.

O texto de Newton, impresso pela primeira vez em 1687, estabelece os fundamentos da Física Clássica, Lei da Gravitação Universal e a própria versão do cientista sobre as Leis de Kepler, a respeito do movimento planetário. Especialistas preveem que o livro provavelmente será adquirido pela singela quantia de cerca de 1 milhão de dólares, de acordo com informações da Science AlertComo apenas 400 cópias da primeira edição foram impressas, não é exagero dizer que o objeto é uma parte importante da história científica, e quem o adquirir terá a sorte de poder adicioná-lo à sua coleção pessoal.

Para Keith Moore, diretor da biblioteca Royal Society, “não é apenas a história e o desenvolvimento da Ciência, é um dos maiores livros já publicados”, disse em entrevista ao The Guardian. “Foi extremamente influente em termos de aplicação da matemática a problemas físicos básicos”.

A cópia em questão, que em breve estará à venda, foi embrulhada em uma capa de couro moderna, que os especialistas acreditam ter servido para o envio a países da Europa, uma vez que as versões que circulavam à época na Grã-Bretanha não continham as minúsculas edições que esta trazia. Tais mudanças pequenas – e relacionadas apenas à redação – foram especificamente projetadas por Newton e seu editor Edmond Halley, um famoso astrônomo que, não por menos, tem um cometa com o seu nome.

Das 400 cópias totais da primeira edição, apenas cerca de 20% traziam a versão editada, o que faz da peça em leilão algo ainda mais raro.  De acordo com o American Book Prices Current, apenas uma outra cópia do livro Newton foi vendida em leilão nos últimos 47 anos – a cópia de apresentação para o Rei James II, que foi vendida em dezembro de 2013 por mais de dois milhões de dólares. Logo, o presente exemplar fará qualquer um que tenha grande amor pela Ciência se sentir especial com um trabalho tão importante em sua biblioteca pessoal.

O livro de Newton é considerado quase tão importante quando “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, embora tenha perdido algumas posições no ranking acadêmico graças aos trabalhos de Albert Einstein. No entanto, ainda assim, é considerado um dos livros mais relevantes já escritos.

[ Science Alert ] [ Foto: Divulgação / Universidade de Cambridge ] 

Jornal Ciência