Será que a história da maçã de Isaac Newton é verdadeira?

de Julia Moretto 0

Quem não se lembra de quando seu professor afirmava que as descobertas da Física nasceram quando uma maçã caiu na cabeça de Isaac Newton?

Isso tudo parecia uma mentira, né? Como se alguém tivesse simplesmente inventado. Mas por incrível que pareça, essa história tem tudo para ser verdadeira. Pelo menos, era isso que dizia a biografia do próprio Newton.

Em uma entrevista para seu biógrafo, ele relatou que ver uma maçã caindo de uma árvore foi a primeira coisa que o fez pensar sobre a gravidade. Ele, inclusive, contava essa história para quem quisesse ouvir. Há registros desses contos, incluindo um que se refere ao dia em que a maçã realmente caiu.

Tudo aconteceu quando Newton sentou no jardim da casa de sua mãe para pensar, em 1666. Quando de repente, uma maçã caiu. Ele então pensou que se há uma força que faz a maçã cair da árvore, existe uma que pode ser aplicada à Lua e a tudo que está no céu. Foi então que ele decidiu estudar se existia alguma explicação para o movimento em si. 

Não existe um registro histórico que prova se a maçã realmente caiu em sua cabeça, mesmo porque, ele não confessaria o contrário. Porém, ao que tudo indica, a história é real.

[ Io9 ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência