Maçã geneticamente modificada que não fica marrom estará à venda em fevereiro

de Julia Moretto 0

Uma nova maçã geneticamente modificada que não fica marrom com o tempo, estará à venda a partir de fevereiro. 

 

O gene responsável por provocar o escurecimento da maçã foi silenciado nas frutas. Isso significa que ao cortá-la em fatias ou tirar um “machucado”, não haverá o escurecimento da fruta. A pigmentação só vai ocorrer quando elas estiverem apodrecendo. 

 

Após sua primeira colheita comercial no outono de 2016, a maçã será vendida em lojas selecionadas no Centro-Oeste dos Estados Unidos. Quando as células de uma maçã são danificadas por corte, contusões ou mordidas, a enzima polifenoloxidase (PPO) inicia uma reação química chamada brunimento oxidativo, fazendo com que a maçã se torne marrom.  Mas o PPO está ausente naArcticApple porque o gene que é responsável por deixá-la desta maneirafoi silenciado, com a introdução de genes que produzem menos PPO.

maça-geneticamente-modificada_01

Asmacieiras em questão podem ser plantadas e cultivadas como qualquer árvore de maçã. A empresa que desenvolveu as maçãs, OkanaganSpecialtyFruits, é canadense e produz três variedades de maçãs que não escurecem: ArcticGranny, Arctic Golden e ArcticFuji– todasaprovadas para venda no Canadá e nos EUA.

 

Um código de verificação QR será colocado em todas as embalagens para que os clientes acessem mais informações sobre as maçãs, incluindo que elas são geneticamente modificadas.

 

Seu fundador,Neal Carter, disse que as maçãs beneficiariam os produtores, já que eles não teriam que jogar os frutos marrons ou machucados.De acordo com a ArcticApples, 40% das maçãs cultivadas a cada ano são desperdiçadas devido ao escurecimento. Ele também disse que as maçãs não precisam ser tratadas quimicamente e que o suco será mais claro.

 

No entanto, de acordo com informações do siteda empresa, PPO desempenha um papel na defesa contra pragas e patógenos. ”Em algumas plantas, o PPO desempenha um papel defensivo – por exemplo, os tomates produzem altos níveis de PPO quando atacados por pragas ou patógenos”, informa o site.“Entretanto, as maçãs produzem níveis muito baixos de PPO em frutas muito jovens”. O site também diz que PPO contém antioxidantes que podem ser benéficos para a saúde do coração.  

 

Uma razão pela qual as pessoas estão preocupadas com alimentos geneticamente modificados é que eles podem desencadear alergia em seres humanos.

 

Futuros problemas

Alguns dos genes usados ​​durante o processo podem ter sido retirados de outros alimentos a que as pessoas são alérgicas. Outra questão é que outros organismos no ecossistema podem ser prejudicados, o que pode ser seguido por um menor nível de biodiversidade. Alguns alimentos geneticamente modificados usam bactérias e vírus, por isso há chances de novas doenças surgirem. 

 

Há também preocupações econômicas associadas com alimentos geneticamente modificados. Em 2012, os produtores de frutas do Canadá atacaram Okanagan e disseram que os consumidores ficarão confusos sobre o tipo de fruta que estão comprando.“Isso vai levar os preços de outras maçãs a ficarem ainda menores”, disse KirpalBoparai, presidente da Associação de Cultivadores de Frutas da Colúmbia Britânica.

 

Lana Popham, política local, iniciou uma petição contra a variedade de maçãs de Okanagan, que teve 5.000 assinaturas.“Os produtores orgânicos certificados podem perder sua certificação devido à capacidade de o pólen ser transferido de macieiras geneticamente modificadas para árvores de maçã orgânicas”.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Pixabay ]

Jornal Ciência