Livro de Ciências do 8º ano tem imagens de órgãos sexuais e texto considerado “indecente” pelos pais

de Gustavo Teixera 0

O livro de Ciências para o 8º ano do projeto Apoema, distribuído pela editora do Brasil, está gerando muita polêmica entre os pais dos alunos da Escola Estadual Júlio Guerra em Ji-Paraná, em Roraima.

 

Isso aconteceu por que o livro contém algumas imagens considerada “indecentes” pelos pais, como um pênis ereto, o autoexame de mama e o órgão reprodutor feminino. Mais de 150 pais de alunos fizeram um abaixo-assinado e enviaram para o Ministério Público de Roraima pedindo que o livro seja banido de circulação.

livro-de-ciencias_1

O livro faz parte das obras sugeridas pelo Ministério da Educação (MEC) para todas as escolas do Brasil no ano de 2017 e a Secretaria Estadual da Educação disse que o livro não pode ser censurado pois fere o fundamento constitucional. Neste livro eles incitam à criança, que está no início da adolescência, a descobrir a vida sexual. Também vulgarizam a virgindade da criança, dizendo que ela pode sofrer bullying e que se ela perder a virgindade pode ser melhor”, reclamou a mãe de um aluno de 13 anos.

livro-de-ciencias_2

Já outros pais se opõem ao abaixo-assinado e acreditam que falar abertamente sobre sexo nessa idade é uma maneira de instruir os alunos.

livro-de-ciencias_3

A Secretária de Educação ainda afirma que a escolha do livro é um processo democrático em que toda a equipe (gestora e docente) se envolve na escolha do conteúdo.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência