Sem saber que não produzia leite suficiente, mãe perde filho de apenas um mês por desidratação

de Merelyn Cerqueira 0

Jillian Johnson e seu marido Jarrod, do sul da Califórnia, há cinco anos perderam seu filho de apenas um mês, chamado Landon, depois que ele sofreu uma lesão cerebral por falta de oxigênio em consequência de desidratação.

 

Para marcar o que seria o quinto aniversário do menino, Jillian escreveu no site Fedisbest.org um relato de suas experiências, afirmando que ainda sofre com o trauma e culpa pela morte do filho. De acordo com informações do jornal Daily Mail, a criança não teria recebido leite suficiente após o nascimento. Como possuía um problema hormonal chamado síndrome dos ovários policísticos, Jillian não conseguia produzir grandes quantidades de leite.

3DE0EB3800000578-4275166-image-m-11_1488468791404

Sem saber da condição, ela notou que todas as vezes que colocava o bebê para mamar, ele “chorava o tempo todo”. Quando eu perguntei por que, foi-me dito o problema”, contou. “Eu não tinha ideia de por que ele estava inconsolável, mas ele estava morrendo de fome – literalmente”. Então nós o levamos para casa, mal sabendo que em menos de 12 horas entraria em parada cardíaca causada por desidratação”, escreveu ela.

 

Ele apenas gritava de fome”, continuou. “Mas eu não sabia. Eu deveria saber. Eu ainda luto diariamente comigo mesma porque sinto como se tivesse falhado”. Desde a morte de Landon, ela disse ter aprendido a perdoar e o “verdadeiro significado da vida, que é curta”. Embora temesse falar sobre suas experiências, por medo de ser julgada, hoje ela consegue conversar mais abertamente sobre o assunto e defende que as pessoas aprendam mais sobre a importância da amamentação.

3DE0EB2E00000578-4275166-image-m-9_1488468768526

Tive a oportunidade de iniciar o diálogo que precisava ser feito”, disse. “Eu só queria ter podido fazer isso mais cedo”. Se eu ao menos tivesse lhe dado apenas uma mamadeira, acho que ainda estaria vivo”, escreveu ela. “O melhor conselho que os médicos me deram enquanto ele ainda estava nas máquinas de suporte à vida foi: claro que a mama é melhor, mas sempre ofereça a mamadeira. Dessa forma você saberá se o bebê comeu o suficiente”, acrescentou. “Se eu pudesse voltar no tempo…”.

 

Jillian, que trabalha no ramo de finanças, e Jarrod, funcionário de uma empresa automobilística, hoje são pais de duas filhas, Stella, de três anos, e Aliona, de um. Landon nasceu por cesariana no dia 25 de fevereiro de 2012, morrendo em 15 de março do mesmo ano. Se vivo, hoje teria completado cinco anos.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência