Mastite: mãe compartilha fotos de leite materno “sangrento” para conscientizar sobre a doença

de Merelyn Cerqueira 0

Tanya Knox compartilhou no Facebook uma imagem que deixou muitos usuários inquietos. Na página The Milk Meg, ela publicou uma foto de seu leite materno apresentando uma coloração avermelhada.

Ela afirmou que ficou chocada quando viu pela primeira vez a cor de seu leite. No entanto, embora fosse perfeitamente seguro para alimentar um bebê, ele era um sinal de uma condição que atinge muitas mulheres e requer atenção médica, segundo informações da IFLScience.

“Meu marido quase desmaiou”, disse a mãe. Eu já havia bombeado leite com uma coloração de morango antes, mas nada como isso”.

A cor incomum é causada por uma condição chamada mastite, que ocorre quando o tecido mamário se torna inflamado e é bastante comum durante a amamentação.

Cerca de 10% das mulheres que amamentam durante dos primeiros três meses de gravidez relatam sofrer do problema.

A mastite pode causar coágulos sanguíneos, o que explicaria a alteração na cor do leite. No caso de Tanya, o coágulo de sangue era muito grande, com aproximadamente o tamanho de uma moeda de 10 centavos.

Tanya afirmou que não sentiu qualquer dor e ainda encorajou outras mães a não sentirem medo de bombear leite enquanto estiverem com o problema.

“Eu não quero que as pessoas sejam desencorajadas a bombear ou amamentar durante a mastite ou entupimento dos dutos”, disse. “Nossos corpos são incríveis. Eu ainda estou retirando leito após 19 meses. Então, isso certamente não me desencorajou”.

O leite de coloração avermelhada é perfeitamente seguro para o neném beber, embora seja um pouco mais salgado que o normal. A mastite, por outro lado, pode passar completamente despercebida pelas mães, que continuam a amamentar normalmente.

“Eu podia sentir a mastite começando a se instalar e meu leite de repente ficou sangrento”, disse Knox. “Eu não tinha ideia de que estavam passando coágulos até que coei o leite”.

Embora seja um problema comum, ela pode causar dor e desconforto, e em alguns casos abcessos na mama, que podem requerer intervenção cirúrgica. Se infectados, esses abcessos podem causar sérios problemas de saúde. Portanto, em caso do aparecimento de um, o ideal é sempre consultar um médico.

A mastite também pode causar sintomas como inchaço no tecido mamário, que se torna doloroso ao toque, nódulos, sensação de queimação e secreção mamilar. Além disso, pode provocar sintomas semelhantes ao de uma gripe, incluindo febre e dores pelo corpo.

Durante a gravidez, pode ser causada por bebês que são se prendem adequadamente ao peito durante a amamentação, ou pela falta de bombeamento do leite.

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência