Leite e carne podem causar artrite reumatoide, descobre impressionante estudo. Entenda!

de Merelyn Cerqueira 0

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Central Florida, nos EUA, descobriu que produtos de origem bovina, como carne e leite, estão associados a artrite reumatoide.

Eles verificaram que, apenas nos EUA, quase metade das vacas possuem uma bactéria chamada MAP, que poderia ser a responsável por desencadear a condição em pessoas com risco genético, segundo informações do Daily Mail.

A bactéria em questão é uma subespécie da Mycobacterium, denominada Mycobacterium avium paratuberculose (MAP). Ela foi encontrada em cerca de metade das vacas nos EUA e pode ser transmitida aos seres humanos através do consumo de leite, carne e produtos fertilizantes feitos a partir do esterco de gado contaminado.

O estudo, publicado na revista Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, é o primeiro do tipo a vincular produtos bovinos à artrite reumatoide, uma doença autoimune que afeta as articulações, podendo causar dor e deformidade duradouras ou crônicas. Os resultados, por outro lado, podem levar a melhores tratamentos de artrite que visam a bactéria.

Por ser autoimune, ela faz com que o sistema imunológico ataque células saudáveis ​do organismo por engano, resultando em inchaço doloroso nas partes afetadas. “Não conhecemos a causa da artrite reumatoide e por isso estamos entusiasmados por conseguir essa associação”, disse a Dra. Shazia Bég, reumatologista da Universidade de Central Flórida.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 100 pessoas. Eles descobriram que 78% das diagnosticadas com artrite reumatoide tinham uma variante do gene PTPN2/22, enquanto que 40% testaram positivas para MAP.

“Acreditamos que os indivíduos que nascem com esta mutação genética e que são posteriormente expostos ao MAP através do consumo de leite contaminado ou carne de gado infectado estão em maior risco de desenvolver artrite reumatoide”, afirmou o Dr. Saleh Naser, pesquisador e especialista em doenças infecciosas.

Embora até certo ponto o leite seja considerado bom para os ossos devido ao cálcio, ele pode não ser tão benéfico para o restante do corpo. Por exemplo, a mesma equipe, em outro estudo, associou a bebida à doença de Crohn, um transtorno inflamatório do trato gastrointestinal.

A artrite reumatoide, que apenas nos EUA afeta 1,3 milhão de adultos, é uma doença inflamatória que causa mudanças permanentes nas articulações, geralmente das mãos, pulsos e joelhos. As mulheres são três vezes mais propensas a desenvolvê-la, juntamente com qualquer outro adulto com histórico da doença na família.

Fonte: Daily Mail / Science Daily Fotos: Reprodução / Minq

Jornal Ciência