Médico cita em vídeo 5 razões clínicas para você parar agora de beber leite

de Merelyn Cerqueira 0

Em junho deste ano a internet brasileira vivenciou mais uma polêmica, desta vez envolvendo o leite de vaca.

Tudo começou com um vídeo feito pela Youtuber Hana Khalil, do canal Estranhos, em que ela conta todo o “horror” que uma vaca passa para que o leite chegue em nossas mesas.

O fato é que, um vídeo entrou na polêmica, agora feito pelo médico e especialista em nutrição Dr. Gabriel Azzini. Nele o médico cita cinco razões relevantes para que interrompamos imediatamente o consumo de leite.

1 – Inflamações crônicas

De acordo com o médico, o leite de vaca é rico em proteína. No entanto, cerca 90% deste nutriente é composto de caseína, rica em fósforo e fundamental para a nutrição de lactantes. Considerando que a maior parte das vacas do Brasil é de origem holandesa, a caseína de seu leite é identificada como de tipo A1.

O problema, você deve estar se perguntando, é que esse tipo de proteína, quando metabolizada pelo organismo humano produz um peptídeo chamado casomorfina, responsável por causar inflamações e desequilíbrios intestinais. Isto, de acordo com Dr. Azzini, pode aumentar inflamações crônicas já existentes e piorar as condições de um organismo problemático.

2 – Excesso de cálcio

Segundo o médico, o cálcio presente no leite está em desequilíbrio com outros minerais, como o minério, zinco, ferro e manganês. Então, quando ingerimos esse leite com excesso de cálcio, aumentamos nossa excreção renal do nutriente, o que pode resultar em um aumento do risco de cálculos renais e dificultar a absorção do cálcio pelos ossos. 

3 – Envelhecimento rápido

Dr. Azzini alerta ainda que ninguém é capaz de remover a lactose do leite. Para contornar isso os fabricantes adicionam ao produto uma enzima chamada lactase, que quebra a lactose em D-glicose e D-galactose, esta última responsável por acelerar o envelhecimento, aumentar a resposta inflamatória, enfraquece a imunidade, aumenta o estresse oxidativo e favorece mutações genéticas.

4 – Redução da testosterona e atraso da puberdade

De acordo com o médico, as vacas leiteiras geralmente ficam prenhas por 300 dias no ano. Neste período elas produzem uma maior quantidade de leite, mas com 30 vezes mais estrogênio do que um animal que não está amamentando. Isto é um problema especialmente para os homens, uma vez que o consumo excessivo do hormônio pode reduzir a produção da testosterona e contagem de esperma, bem como atrasar a puberdade.

5 – Câncer

O médico sugere no vídeo que uma série de estudos que já relacionaram o consumo excessivo de leite ao câncer de próstata e de ovário. Ele adverte ainda que produtos derivados da bebida, incluindo leite em pó, queijos e iogurtes, também devem ser evitados. O ideal é que optemos por alternativas mais naturais, como leite de coco, amêndoas ou castanhas, por exemplo.

Fontes: Diário de Biologia / Healthy and Natural World Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência