O que acontece com seu corpo se você não beber água?

de Julia Moretto 0

Crescemos ouvindo que a água é fundamental para a nossa vida, mas você sabe o porquê? Nosso corpo é 60% água! Mas esse líquido é eliminado pela urina, suor e até pela nossa respiração.

Por esse motivo, é tão importante manter-se hidratado para o bom funcionamento do nosso corpo. De acordo com especialistas, devemos ingerir 2 litros de água por dia (cerca de 6 a 8 copos).

Muitas pessoas trocam o consumo de água por sucos industrializados e refrigerantes. Porém, sem água, nenhuma reação química acontece em nosso corpo. Além de manter a pressão e o volume do sangue, ela é responsável por preencher as células, carregar nutrientes, eliminar toxinas, regular a temperatura, lubrificar as juntas e muito mais.  

Mesmo com todos esses benefícios, algumas pessoas abrem mão da água. E o que acontece? Elas ficam mais vulneráveis, especialmente a algumas doenças e a danificar alguns órgãos do corpo. Confira nossa lista:

Temperatura

Os reflexos da falta de água podem aparecer em várias regiões do corpo e em situações do cotidiano. Um dos primeiros sinais é a nossa temperatura corporal ficar desregulada. Isso se torna mais evidente durante a prática de exercícios.

Problemas renais

Os nossos rins são órgãos vitais que têm como função filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido. A água auxilia na filtragem, reduzindo as chances de infecções urinárias e cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins. Dependendo do estágio dessas pedras, elas podem ser dissolvidas conforme o paciente for bebendo água e são, consequentemente, eliminadas na urina. Há casos mais graves, sendo necessários acompanhamento médico e cirurgia para a retirada das pedras. Segundo pacientes, a dor renal é extremamente forte.

Dores de cabeça

Muitas vezes passamos dias com dor de cabeça e, mesmo com remédios, ela não passa. Você sabia que isso pode ser indício de falta de água? Nosso cérebro é envolto por um líquido chamado cefalorraquidiano. Quando estamos desidratados, esse líquido diminui, causando fortes dores e desconforto. Além disso, a desidratação severa pode causar um desequilíbrio entre elementos básicos, como o sódio e o potássio. Essa ausência pode trazer consequências graves, como os transtornos cardiovasculares.

Pele frágil

Quando estamos desidratados, nosso corpo começa a sugar água de partes secundárias do corpo, como a pele, para o funcionamento dos órgãos vitais. A pele fica com aspecto seco, ressecada e com algumas regiões mais sensíveis. A boca, por exemplo, pode apresentar pequenas rachaduras. Ao beber água, você ajuda o organismo a combater os radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce dos órgãos e da pele. Além disso, a água “incha” a pele, preenchendo rugas e linhas finas.

Intestino lento

Apenas com o auxílio da água, nosso corpo é capaz de manter um organismo hidratado e funcionando normalmente, produzindo enzimas digestivas, suco gástrico, saliva e muco de todo o trato digestivo. Esse processo só é funciona quando o descarte ocorre naturalmente, eliminando o que o corpo não precisa.

Cansaço

Você sabia que o cansaço pode ser uma forma de desidratação? A falta de água desacelera a ação enzimática, resultando em fadiga. Essa fadiga é a responsável pela falta de disposição.

Pressão baixa

Quando nosso corpo se encontra em desequilíbrio, a pressão sanguínea fica baixa. A falta de água diminui o volume sanguíneo diminua, fazendo com que a pressão caia. O consumo de água é essencial para facilitar a circulação do sangue e eliminar toxinas da corrente sanguínea. O sistema circulatório necessita de água para funcionar corretamente, já que o volume de sangue do corpo não é suficiente para preencher todo o conjunto de artérias, veias e capilares.

Mau hálito

A falta de água pode ser um dos fatores pelo cheiro na boca. De acordo com especialistas, a desidratação do corpo afeta a produção de saliva. E quando estamos sem saliva na boca, a proteção contra as bactérias fica comprometida. 

Olhos secos

A sensação de olhos secos também pode indicar falta de água. Isso acontece por que quando seu corpo está desidratado, a produção de lágrimas cai, enfraquecendo a proteção natural dos olhos contra bactérias e vírus.

Dificuldade em perder peso

A dificuldade em perder peso pode estar associada à falta de água. Nosso corpo confunde sede com fome, e surge aquela vontade descontrolada de comer! Um estudo envolvendo com 45 adultos realizado pelo Instituto de Saúde Pública e Pesquisa da Água de Nova York mostrou que pessoas que ingeriam dois copos de água antes de cada refeição ingeriam de 75 a 90 calorias a menos no prato.

[ MD Saúde ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência