Cientistas quebraram o recorde de eficiência dos painéis solares comerciais

de Julia Moretto 0

Pesquisadores do Japão estabeleceram um novo recorde para a eficiência dos painéis solares produzidos em massa, o que significa que ainda mais energia solar pode agora ser convertida em eletricidade.

O registro de eficiência para painéis solares agora está em 26,6%, quebrando o recorde anterior estabelecido em 2015

“Melhorar a eficiência de foto conversão de células solares de silício é crucial para promover a implantação de eletricidade renovável. Este resultado confirma o forte potencial da fotovoltaica de silício”. Explicou a equipe da empresa japonesa Kaneko.

Essa abordagem é chamada de otimização da heterojunção de filmes finos (HJ), e enquanto outros cientistas tentaram o procedimento antes, os pesquisadores da Kaneko melhoraram a técnica e conseguiram atingir essa marca de 26,6%. A equipe aperfeiçoou sua configuração colocando eletrodos de baixa resistência na parte traseira da célula, longe do lado exposto, maximizando o número de fótons que poderiam ser coletados.

Essa coleção de fótons ficou ainda mais eficiente com silício amorfo e camada antirreflexo em cima, para proteger os componentes celulares e reduzir a quantidade de luz solar perdida. 

Embora os painéis orientados para a pesquisa tenham alcançado maiores eficiências – mais de 40% em alguns casos – este é um novo recorde de painéis viáveis ​​para uso doméstico, embora nem sempre seja fácil dizer quais tecnologias são viáveis ​​para esses painéis.

A definição do que é bom para o consumidor está sempre mudando, à medida que os processos de produção melhoram e os custos despencam, manter o controle pode ser complicado. Mas a conclusão é que está acontecendo um progresso. Neste caso específico, trata-se de células de painéis solares cristalinos baseadas em silício, que têm uma eficiência teórica de cerca de 29%, com base nas melhores estimativas dos cientistas.

Estas células se tornaram o padrão da indústria graças à sua fiabilidade e baixo custo. Como sempre, a carta da eficiência (acima) produzida pelo laboratório nacional dos Estados Unidos da energia renovável é um guia útil onde as várias tecnologias do painel solar estão.

Você pode ver o novo registro de Kaneko marcado no lado direito. A equipe está agora explorando os passos práticos necessários para tornar a técnica que eles conseguiram no laboratório pronto para a produção em massa, mas parece que não demorará muito para que se possa aproveitar ainda mais o poder do Sol.

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução/ Science Alert

Jornal Ciência