Bactérias intestinais podem influenciar no tratamento contra o câncer

de Julia Moretto 0

As bactérias que vivem no nosso intestino parecem ter muito mais influência sobre a saúde do que poderíamos imaginar.

Segundo os pesquisadores da Universidade do Texas, os microrganismos que vivem dentro de nós estão alterando as drogas que tratam o câncer. Além disso, são capazes de adaptar a diversidade bacteriana para beneficiar pacientes em tratamento.

Ao estudar mais de 200 bactérias encontradas na boca e 100 no intestino, os pesquisadores analisaram como pacientes em tratamento de melanoma maligno responderam ao tratamento de imunoterapia. Os pacientes com a maior diversidade de bactérias do intestino responderam à terapia do câncer mais positivamente.

Nossa pesquisa mostra uma ligação muito interessante que pode significar que o sistema imunológico é auxiliado por bactérias do intestino ao responder a esses medicamentos“, explica o Dr.ª Jennifer Wargo, que está apresentando o trabalho de sua equipe na Conferência NCRI. “Nem todos os pacientes respondem às drogas de imunoterapia, e é difícil saber quem vai se beneficiar do tratamento“, completa.

Ao alterar a diversidade de bactérias em um paciente, é possível mudar a forma como eles respondem a certos tratamentos de câncer. Isto pode ser realizado ao suprimir alguns tipos com antibióticos ou fazendo transplantes fecais. Esta não é a primeira vez que as bactérias que vivem no intestino, conhecidas como o microbioma, influenciam em tratamentos. Os primeiros estudos descobriram que a quimioterapia pode ser afetada em de modo positivo ou negativo por elas.

Saber como as bactérias do nosso organismo influenciam nosso sistema imunológico, pode nos levar a novas opções de tratamento para diversas doenças, incluindo o câncer.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / Actigenomics

Jornal Ciência