Asteroide do tamanho de um ônibus passou entre a Terra e a Lua

de Gustavo Teixera 0

O asteroide 2017 BS32 passou entre a Terra e a Lua poucos dias depois de sua descoberta, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Acredita-se que rocha espacial tenha entre 11 e 25 metros, ou seja, do tamanho de um ônibus de dois andares. Ele passou próximo da Terra ontem, chegando duas vezes mais perto da Terra do que a Lua. Em sua aproximação ficou a uma distância de 161.280 quilômetros. Ele viajava a uma velocidade relativa à Terra, de 11,56 quilômetros por segundo. O asteroide foi visto pela primeira vez em 30 de janeiro e tem uma órbita que se estende desde Vênus até todo o caminho para Marte. É o quarto asteroide passando próximo da Terra visto este ano pela NASA.

asteroide-Terra_02

Em 24 de janeiro, um asteroide do tamanho de um ônibus escolar voou pela Terra, chegando 30% mais perto do nosso planeta do que a Lua. Apelidado de “Rerun“, o asteroide 2017 BX aproximou-se de noite, viajando a uma velocidade cerca de 26.700 quilômetros por hora. Os cientistas descobriram o objeto alguns dias antes de sua passagem. Poucas semanas antes, um asteroide tão grande quanto um prédio de 10 andares passou pela Terra a uma distância que foi metade da distância da Lua.

O asteroide 2017 AG13 foi detectado apenas alguns dias antes pelo programa de monitoramento Catalina Sky Survey da Universidade do Arizona. Com uma extensão de 15 a 34 metros, ele passou pela Terra em 9 de janeiro de 2017, a uma velocidade de 16 quilômetros por segundo. Está se movendo muito rapidamente, muito perto de nós. Este asteroide tem uma órbita especialmente elíptica. Na verdade, atravessa as órbitas de dois planetas, Vênus e Terra”, disse o astrônomo Eric Feldman.

Sua próxima passagem perto da Terra é esperada para acontecer em 28 de dezembro de 2017. Não é um evento tão incomum, e isso é uma das razões pelas quais é interessante“, disse Mark Sykes, diretor e CEO do Planetary Science Institute, ao site Business InsiderAproximadamente 38 mais “passagens próximas” como a do asteroide 2017 AG3 são esperadas somente no mês de janeiro, de acordo com o programa da NASA.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência