A Terra está muito mais perto de um buraco negro do que se pensava, descobrem cientistas

de Redação Jornal Ciência 0

Um novo mapa da Via Láctea, criado pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão, mostra que a Terra está girando mais rápido e se encontra dois mil anos-luz mais perto de um buraco negro supermassivo localizado no centro da nossa própria galáxia.

Anteriormente, os astrônomos e as agências espaciais não imaginavam que a Terra pudesse estar “tão próxima” de um buraco negro. Em 1985, a União Astronômica Internacional anunciou que a Terra estava a 27.700 anos-luz de distância do buraco negro Sagitário A*.

No entanto, uma análise recente feita através do projeto japonês de radioastronomia VERA, descobriu que o nosso planeta está a apenas 25.800 anos-luz de distância. Além disso, os investigadores descobriram que a Terra está movimentando-se 7 quilômetros por segundo mais rápido do que se pensava, informa notícia da CBS News.

Mas, de acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão, não há necessidade para preocupações, tendo em conta que os dados não indicam que o planeta está “mergulhando em direção ao buraco negro”, mas sim que agora temos um “modelo melhor da Via Láctea”.

Usando o Catálogo de Astrometria VERA – publicado este ano pela primeira vez – os cientistas criaram um mapa de posição e velocidade que mostra o centro da Via Láctea e os objetos que residem nela.

Astrônomos pensavam que a Terra orbitava o Centro Galáctico, onde o buraco negro está localizado, a uma velocidade de 220 km/s, mas agora sabemos que isso ocorre a 227 km/s.

“Como a Terra está localizada dentro da Via Láctea, não podemos dar um passo para trás e ver como a galáxia se parece de fora”, informou o comunicado do Observatório Astronômico Nacional do Japão.

“A astrometria, medição precisa das posições e movimentos dos objetos, é uma ferramenta vital para entender a estrutura geral da nossa galáxia e o nosso lugar dentro dela”, acrescentaram.

Fonte(s): Zap / CBS News Foto(s): Divulgação e YouTube

Jornal Ciência