TOP 8 coisas terríveis que poderiam acontecer se a Terra parasse

de Gustavo Teixera 0

Alguma vez você já deve ter escutado a frase: pare o mundo que eu quero descer. Mas, você já parou para pensar no que realmente poderia acontecer se a Terra parasse? Confira agora 8 coisas terríveis que poderiam acontecer se o movimento do nosso planeta simplesmente fosse interrompido.

1 – Freada

8-coisas-que-aconteceriam_1

Se a Terra sofresse uma freada brusca, todos os corpos seguiriam em movimento graças à inércia. O problema é que os corpos estariam a uma velocidade 1.674 km/h, ou seja, a maioria das espécies morreria com o impacto.

2 – Maremotos

8-coisas-que-aconteceriam_2

Os oceanos também estariam a essa velocidade, e o efeito disso poderia ser devastador.

3 – Ventos

8-coisas-que-aconteceriam_3

Outro corpo que se deslocaria com tamanha velocidade é a massa de are existe no ar. Esse deslocamento acabaria com toda a vida que existe no ar, e, por fim, isso implicaria em acabar com toda a forma de vida, seja terrestre, aquática e aérea.

4 – Energia da Terra

8-coisas-que-aconteceriam_4

Se a energia que faz o planeta ficar no lugar desaparecesse, outras descargas energéticas teriam que acontecer para compensar. Tal fenômeno causaria erupções vulcânicas e terremotos.

5 – Mudança climática

8-coisas-que-aconteceriam_5

Não tendo nenhuma rotação, a Terra sempre ficaria com o mesmo lado para o Sol. Isso faria com que metade do planeta ficasse em uma temperatura alta e a outra metade com temperatura extremamente baixa.

6 – Desaparecimento do campo magnético

8-coisas-que-aconteceriam_6

Como a Terra não giraria, o núcleo metálico dentro do planeta pararia de produzir seu efeito magnético, de modo que os polos desapareceriam. Isso teria consequências catastróficas para o próprio planeta, como receber diretamente as ondas solares e uma radioatividade sem precedentes.

7 – Lua

colisao-terra-lua-agua

A Lua iria colidir com o planeta devido à atração que exerce sobre ele. Este impacto possivelmente causaria a extinção de qualquer criatura que tenha sobrevivido.

8 – A forma da Terra

Ao longo do tempo, a forma do planeta seria adaptada para uma esfera. Aos poucos, o achatamento a levaria a ser uma esfera homogênea.

[ Guru ] [ Fotos: Reprodução / Guru ]

Jornal Ciência