Alguma vez você já deve ter escutado a frase: pare o mundo que eu quero descer. Mas, você já parou para pensar no que realmente poderia acontecer se a Terra parasse? Confira agora 8 coisas terríveis que poderiam acontecer se o movimento do nosso planeta simplesmente fosse interrompido.
1 – Freada
Se a Terra sofresse uma freada brusca, todos os corpos seguiriam em movimento graças à inércia. O problema é que os corpos estariam a uma velocidade 1.674 km/h, ou seja, a maioria das espécies morreria com o impacto.
2 – Maremotos
Os oceanos também estariam a essa velocidade, e o efeito disso poderia ser devastador.
3 – Ventos
Outro corpo que se deslocaria com tamanha velocidade é a massa de are existe no ar. Esse deslocamento acabaria com toda a vida que existe no ar, e, por fim, isso implicaria em acabar com toda a forma de vida, seja terrestre, aquática e aérea.
4 – Energia da Terra
Se a energia que faz o planeta ficar no lugar desaparecesse, outras descargas energéticas teriam que acontecer para compensar. Tal fenômeno causaria erupções vulcânicas e terremotos.
5 – Mudança climática
Não tendo nenhuma rotação, a Terra sempre ficaria com o mesmo lado para o Sol. Isso faria com que metade do planeta ficasse em uma temperatura alta e a outra metade com temperatura extremamente baixa.
6 – Desaparecimento do campo magnético
Como a Terra não giraria, o núcleo metálico dentro do planeta pararia de produzir seu efeito magnético, de modo que os polos desapareceriam. Isso teria consequências catastróficas para o próprio planeta, como receber diretamente as ondas solares e uma radioatividade sem precedentes.
7 – Lua
A Lua iria colidir com o planeta devido à atração que exerce sobre ele. Este impacto possivelmente causaria a extinção de qualquer criatura que tenha sobrevivido.
8 – A forma da Terra
Ao longo do tempo, a forma do planeta seria adaptada para uma esfera. Aos poucos, o achatamento a levaria a ser uma esfera homogênea.
[ Guru ] [ Fotos: Reprodução / Guru ]