Brincar com terra pode ser saudável para a criança; entenda

de Merelyn Cerqueira 0

Enquanto crianças, nosso sistema imunológico ainda está em pleno desenvolvimento, por isso nos apresentamos mais vulneráveis a vírus, bactérias e outros microrganismos. E, basicamente por sermos inocentes, ficamos expostos a esses encontros com muita maior frequência do que o normal. Um dos maiores dilemas dos pais é: até que ponto a essa exposição pode ser boa?

A verdade é que deixar as crianças em contato com os microrganismos presentes na natureza pode estimular o desenvolvimento da imunidade natural, promovendo o “treinamento” dos anticorpos para que eles se tornem plenamente capazes de combater germes e bactérias mais nocivas. Em outras palavras, tal ação só aumenta a resistência da saúde da criança.

crianas-brincar-com-terra_2

De acordo com a pediatra Maria Júlia Carvalho, o contato com a “sujeira” do meio ambiente, como terra, barro, areia, argila e afins, pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo a criança de doenças e alergias.

“No meio ambiente existem inúmeros agentes e microrganismos que ajudam a amadurecer as funções do sistema imunológico, protegendo o organismo e fortalecendo a saúde da criança”, explicou ela.

Portanto, os pais não devem hesitar em proporcionar tais condições para o contato e não impedir que os filhos desfrutem de momentos ao ar livre, como brincadeiras realizadas no quintal de casa, pátio, bem como calçadas de ruas, praças e parques.

Fonte: Senado Notícias Fotos: Reprdução / Senado Notícias / Bem Familia

Jornal Ciência