Maior cometa já descoberto com 150 km de diâmetro está vindo em direção à Terra

Este é o maior cometa já observado até então, descoberto na borda do sistema solar

de Redação Jornal Ciência 0

O maior cometa já observado pelos astrônomos, com diâmetro de 150 km, foi identificado na borda do nosso sistema solar. Ele é 31 vezes maior do que os cometas normalmente observados.

Este cometa foi detectado pela primeira vez no ano de 2014, mas só agora os cientistas conseguiram identificá-lo e obter mais detalhes sobre sua trajetória.

Ele é chamado de forma incomum de Bernardinelli-Bernstein, em homenagem aos cientistas que o descobriram. Anteriormente, pesquisadores acreditavam se tratar de um planeta anão em vez de um cometa.

“Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto — ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado — e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece. Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos”, disse o astrônomo Gary Bernstein.

Os astrônomos agora planejam monitorá-lo de forma mais precisa, mas já sabem que ele se aproximará da Terra nos próximos 10 anos, no dia 21 de janeiro de 2031. Nesta data, o cometa estará a 2,5 bilhões de quilômetro do Sol.

O que diferencia o cometa Bernardinelli-Bernstein dos outros normalmente encontrados é seu tamanho descomunal. Dos 3.473 cometas já encontrados pela ciência, a grande maioria possui apenas 5 km de diâmetro.

Fonte(s): BBC Brasil Imagens: Reprodução / NOIRLab/NSF/AURA/J. da Silva (Spaceengine) / Wikimedia Commons

Jornal Ciência