Um perigoso asteroide passará próximo à Terra ainda neste mês

de Julia Moretto 0

Um asteroide “potencialmente perigoso” vai passar próximo à Terra ainda este mês. Mas, de acordo com os cientistas, essa aproximação não coloca o nosso planeta em risco.

O asteroide JO25 de 2014 tem aproximadamente 1,4 quilômetro de largura e, de acordo com a NASA, deverá aproximar-se da Terra em 19 de abril. Nesta data, o objeto espacial estará aproximadamente a 1,7 milhão de quilômetros de nós.

asteroides-proximo-a-terra

Ele foi descoberto originalmente pelos astrônomos em maio de 2014 no observatório do Mount Lemmon Survey nas Montanhas de Santa Catalina de Tucson, no Arizona. Este é o maior asteroide que passará próximo à Terra desde que o 4179 Toutatis se aproximou em setembro de 2004.

O asteroide é classificado como um “asteroide potencialmente perigoso” pelo Minor Planet Center. Mas a NASA explica que este critério é “baseado em parâmetros que medem o potencial do asteroide em fazer aproximações ameaçadoras à Terra“.

Eles consideram um asteroide com menos de 150 metros de diâmetro como não perigoso. Essencialmente, é uma comparação entre quão próximo o objeto está e quão prejudicial uma colisão com a Terra poderia ser baseada em seu tamanho.

[ IFL Science ] [ Fotos: Reprodução / Flickr / Pixabay ]

Jornal Ciência