O âmnio geralmente é rompido quando a mulher entra em trabalho de parto, no entanto, nesse raro caso o bebê foi retirado dentro da bolsa intacta.

Com mais de 21 milhões de visualizações, um vídeo viralizou na internet por mostrar o momento exato em que um bebê é retirado de dentro do saco amniótico. Geralmente, quando uma mulher entra em trabalho de parto, a bolsa amniótica – ou âmnio – é rompida, o que causa aquele característico derramamento de água. No entanto, em um caso muito raro – que acontece uma vez em cada 80 mil partos – um bebê nascido de cesárea foi retirado ainda dentro da bolsa.

A bolsa amniótica começa a se formar e a encher de líquido normalmente na segunda semana de gestação. A quantidade de líquido vai aumentando gradualmente durante a gravidez, até cerca de 38 semanas, quando é reduzida até o nascimento do bebê.

Trata-se de um saco composto por um líquido claro, localizado dentro do útero, onde o feto se desenvolve e cresce. O líquido ajuda o bebê a se proteger de lesões e ainda fornece, através dos fluidos, uma forma de respirar e engolir. Esse tipo de nascimento acontece geralmente em prematuros, e algumas culturas medievais consideravam-no um bom agouro, preconizador de grandeza.

O momento incrível foi registrado e postado por Jasmine Perez e mostra o momento exato em que o âmnio é rompido e o bebê respira pela primeira vez, além da visível excitação dos médicos, que podem ser ouvidos dizendo “oi” para o bebê em espanhol, segundos antes de estourarem a bolsa com uma tesoura cirúrgica. Incrivelmente, a criança parece responder ao toque e pode ser vista movendo-se dentro do espaço fechado.

Em seguida, após a pequena incisão, o bebê escorrega rapidamente para fora do saco, que rasga como uma película aderente quando é aberto. Após isso, o médico limpa delicadamente as vias aéreas do bebê com o dedo, segundos depois ele solta seu primeiro grito.

O vídeo termina com o recém-nascido sendo virado de costas pelo médico e soltando pequenas tosses ao respirar pela primeira vez fora da barriga da mãe.

[ Daily Mail / Facebook / A Gravidez ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência