Mãe de menino de 10 meses que nasceu sem os olhos pede doações para implantes biônicos pioneiros

de Merelyn Cerqueira 0

Archie Innes, de apenas 10 meses, de Sydney, Austrália, nasceu com uma doença genética rara que o deixou cego.

Conhecida como síndrome de SOX2, ela causa o desenvolvimento anormal dos olhos e outras partes do corpo. Agora sua mãe, Fiona Gould, 40 anos, espera arrecadar fundos suficientes para que a criança consiga implantes biônicos pioneiros, que permitirão ao filho ver, de acordo com informações do Daily Mail.

O tratamento para Innes, que atualmente não está disponível no NHS (Sistema de Saúde do Reino Unido), apenas nos EUA, pode permitir que ele veja o mundo através de olhos robóticos. No entanto, para isso, Fiona terá de desembolsar cerca de R$ 225 mil.

bebe-que-nasceu-sem-olhos_

Além de completamente cego, Archie também foi diagnosticado como atraso motor severo, o que significa que é incapaz de levantar a cabeça.

“Nosso oftalmologista sugeriu que, dentro de dez anos, eles poderão ligar algo na parte de trás do cérebro, que lhe permitirá ver imagens”, disse ela. “Isso é o que está sendo desenvolvido no momento, então esperamos que possamos dar-lhe esse tratamento, mas vai ser caro. Não há muitas crianças que são completamente cegas – a maioria delas pode ver algo”, disse. “Ele é meu milagre, é um garoto realmente incrível e ele está indo muito bem”.

Fionna contou que ela e o marido, Steve, descobriram que o bebê não tinha olhos na 33ª semana de gestação. “Isso trouxe muito choque e ansiedade sobre como seria sua aparência final, sua cegueira veio como o melhor cenário, dada a todas as complicações que acompanham a condição”.

bebe-que-nasceu-sem-olhos_1

“Muitas coisas já aconteceram e todos os dias é um novo desafio, mas ele é um menino muito interessante. Espero que ele possa ser independente enquanto cresce e que apareçam mais terapias para sua condição”, acrescentou.

Tratamento de ponta

Os implantes de olho biônico funcionam ao receber informações visuais de uma câmera em miniatura montada em óculos usados ​​pelo paciente.

As imagens então são convertidas em pulsos elétricos e transmitidas para uma série de eletrodos anexados à retina. Tais eletrodos estimulam as células restantes da retina que enviam a informação para o cérebro.

Archie já foi equipado com um implante de gel em um olho, feito para ajudar seu rosto a se desenvolver de maneira normal e permitir-lhe usar olhos protéticos no futuro.

bebe-que-nasceu-sem-olhos_2

O que é a síndrome SOX2?

A síndrome de Anoftalmia Esofágicagenital (SOX2 ) é uma doença raríssima causada por mutações no gene SOX2. Ela é caracterizada pelo desenvolvimento anormal dos olhos e outras partes do corpo. As crianças geralmente nascem sem o globo ocular, embora alguns indivíduos tenham olhos pequenos (microftalmia).

Tais problemas podem causar perda significativa de visão. No entanto, enquanto ambos os olhos são afetados, um olho pode ser mais afetado do que o outro, de acordo com informações da Genetics Home Reference.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência