Bebê prematuro declarado morto mostra sinais de vida pouco antes de sua cremação

de Merelyn Cerqueira 0

Segundo informações do jornal El País, autoridades de Nova Deli, na Índia, abriram uma investigação sobre um possível caso de negligência médica grave que ocorreu em um prestigiado centro hospitalar particular da capital, o Max Super Speciality Hospital Shalimar Bag.

O caso envolve dois bebês prematuros, ambos presumidos mortos por dois médicos. No entanto, quando os pais estavam a caminho do crematório, um dos bebês demonstrou sinais de vida, sendo internado em estado crítico em outro hospital da região.

A situação resultou na demissão dos médicos, bem como provocou indignação nas pessoas e abriu um debate sobre a qualidade do atendimento de hospitais privados no país, que são extremamente caros.

Os gêmeos em questão, um casal, nasceram no dia 30 de novembro após 23 semanas de gestação (cinco meses). Enquanto a menina foi considerada um natimorto (nasceu morta), o menino nasceu vivo, mas foi declarado morto horas depois.

No entanto, quando os pais já haviam feito todos os preparativos do funeral e estavam a caminho do crematório para incinerar os corpos, o pai, Ashish Kumar, notou que um dos bebês ainda estava vivo, retorcendo-se dentro do saco plástico que havia sido colocado.

Desesperados, os pais o levaram a um centro médico em Nangloi, próximo de casa, onde ele foi admitido em estado crítico. A família agora alega que os bebês foram declarados mortos depois que afirmaram aos médicos não poder pagar as altas taxas pedidas pelo hospital para o tratamento.

A polícia afirmou trabalhar com a possibilidade de homicídio. Já o ministro da Saúde de Nova Deli, Satyendar Jain, advertiu que os responsáveis serão punidos pelo erro “inaceitável” e, se o hospital for considerado culpado de negligência, sua licença de funcionamento será revogada.

Um porta-voz do hospital assegurou que está “impactado e preocupado com um incidente tão infeliz e raro” e, portanto, abriu sua própria investigação para solucionar o caso.

O hospital afirmou ainda que após as acusações rescindiu imediatamente os serviços dos dois médicos envolvidos no caso e oferecerá todo apoio à família dos recém-nascidos.

No entanto, em uma primeira nota divulgada sobre o caso, no dia 2 de dezembro, o hospital sustentou que os bebês foram entregues aos pais “sem quaisquer sinais de vida”.

Esta não é a primeira vez que um hospital privado na Índia é acusado de negligência. No mês passado, uma menina morreu de dengue depois que seus pais admitiram não terem dinheiro para pagar as taxas exorbitantes cobradas por seu tratamento.

Fonte: El País Foto: Reprodução / Jornal Ciência

Jornal Ciência