Ajude a NASA a encontrar o misterioso Planeta Nove

de Otto Valverde 0

Desde janeiro do ano passado, há evidências de um planeta misterioso no nosso Sistema Solar. Mas agora os astrônomos querem sua ajuda para encontrá-lo.

 

Ninguém viu o chamado “Planeta Nove” até agora, mas os pesquisadores mostraram que algo está puxando os objetos no Cinturão de Kuiper de uma forma que não pode ser explicada pelos oito planetas que conhecemos. O candidato que melhor se adapta aos modelos é um planeta que leva até 20.000 anos para orbitar o Sol e é 10 vezes mais maciço do que a Terra. Você pensaria que algo deste tamanho seria fácil de ser detectado, mas a equipe disse que o mundo misterioso está tão distante que pode não estar à vista.

 

As melhores estimativas sugerem que o planeta está a cerca de 149 bilhões de km do Sol – ou 75 vezes mais distante do que o antigo planeta Plutão. Se ele existe, talvez tenha 10 vezes a massa da Terra, mas está orbitando muito além do Cinturão de Kuiper“, disse o astrônomo Adam Schneider da Universidade Estadual do Arizona, que faz parte de um novo projeto científico para caçar o planeta. “No entanto, deve ser extremamente escuro e difícil de encontrar“.

 

Devido a isso, os astrônomos estão pedindo para que o público ajude em seu novo projeto de ciência cidadã chamado Backyard Worlds: Planet 9O projeto pede aos amantes da Ciência que observem vídeos feitos a partir de imagens capturadas pela Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) procurando vestígios do Planeta Nove. A NASA já executa pesquisas de computadores automatizados nessas regiões do espaço à procura de novos objetos, mas pode facilmente perder as informações devido aos ruídos.

 

Há pouco mais de quatro anos-luz entre Netuno e Proxima Centauri, este território foi inexplorado“, disse o pesquisador principal do projeto Marc Kuchner, do Goddard Space Flight Center da NASA. “Há tão pouca luz solar, que mesmo os objetos grandes naquela região mal brilham na luz visível. Mas olhando no infravermelho, os objetos ficam de outra maneira.” As pessoas que se juntam à busca dos mundos trazem uma habilidade única: a capacidade humana de reconhecer movimento“, acrescenta Schneider.

 

Mas não é apenas um planeta que você pode ver na filmagem. Os astrônomos também estão procurando traços de anãs marrons, misteriosos objetos de baixa massa que estão em algum lugar entre um planeta gigante e pequena estrela. Esses objetos emitem pouca luz em comprimentos de onda visíveis, mas brilham com radiação infravermelha, o que significa que eles são captados por dados WISE.

 

Segundo Schneider, as anãs marrons são misteriosas. “Elas têm massas 80 vezes menores que a de Júpiter, pois esse é o ponto em que a fusão nuclear começa e um objeto se torna uma estrela“. Mas agora, não há limite real para quão pequena uma anã marrom pode ser. Por isso, é preciso encontrar mais delas para termos uma ideia melhor de como elas funcionam.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência