A rede de túneis de Kim Jong-un pelos quais podem passar 30.000 pessoas por hora

de Otto Valverde 0

Kim Jong-un pode estar se preparando para uma invasão na Coreia do Sul através de uma rede de túneis secretos. Autoridades sul-coreanas já sabem de quatro túneis localizados na fronteira, mas temem que possam existir mais 16 desses túneis.

Fontes levantam temores de que exista um planejamento em Pyongyang – capital da República Popular Democrática da Coreia – de uma invasão à Coreia do Sul, apenas dois meses após a Coreia do Norte realizar testes secretos de bomba nuclear.

kim-jong-un-constroi-tuneis-subterraneos_01

As autoridades temem que alguns túneis tenham sido projetados para suportar um fluxo de até 30 mil soldados por hora, segundo o especialista da Coreia do Norte, Michael Havis. Porém, guardas dizem que o tamanho e o design das passagens mostram que esse número seria “impossível” de alcançar.

kim-jong-un-constroi-tuneis-subterraneos_02

Em 2014, foi relatado que autoridades sul-coreanas ainda buscavam túneis sob a zona desmilitarizada entre os dois países. Mas o último a ser descoberto foi em 1990. O primeiro foi encontrado em território sul-coreano em novembro de 1974. Um oficial americano e um soldado sul-coreano foram mortos enquanto investigavam o túnel quando uma bomba explodiu. Na época, havia estimativas de que até 2.000 soldados por hora poderiam sair da passagem subterrânea.

kim-jong-un-constroi-tuneis-subterraneos_04

Outros pesquisadores revelaram uma segunda rota de invasão possível em março de 1975, além de um terceiro túnel muito mais profundo em outubro de 1978, após uma dica de um desertor norte-coreano. Um dos túneis é agora um local turístico, mas ainda está muito bem preservado. Essa notícia surgiu após os Estados Unidos declararem novas sanções econômicas e contrariarem o “comportamento provocativo” adotado pela República Popular Democrática da Coreia, em seus testes nucleares de setembro.

A ação dos Estados Unidos seguiu uma nova rodada de sanções da ONU destinadas a minar o programa nuclear da Coreia do Norte ao cortar as receitas do comércio exterior. A capital norte-coreana, Pyongyang, chamou a ação da ONU – a mais dura até hoje – de “abuso de poder” e diz que será enfrentada com duras contramedidas.

A ação dos EUA menciona 16 entidades e sete indivíduos por seus supostos laços com o governo norte-coreano ou seu esforço de proliferação nuclear e de armas. A ação congela os negócios ativos que eles têm na jurisdição dos Estados Unidos e proíbe qualquer transação comercial entre os países. Vamos esperar para ver qual será a nova peripécia que o excêntrico Kim Jong-un irá realizar.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência