Veja porque os cães olham para seus donos quando fazem cocô

de Gustavo Teixera 0

Muitos brasileiros escolhem o cachorro como animal de estimação. Segundo a Pesquisa Nacional da Saúde, que foi realizada pelo IBGE, foi estimado que a população de cachorros em domicílios brasileiros é de 52,2 milhões.

 

Eles possuem muitas características próprias, mas uma delas chama a atenção: Você já reparou que eles olham para seus donos quando fazem cocô?

coco-do-cachorro-panc

Segundo um artigo publicado no jornal Hormonesand Behavior, isso acontece,pois o animal acredita que os seu dono na verdade é sua “mãe”. Os pesquisadores chegaram a esse resultado medindo respostas psicológicas do cachorro durante esse momento de necessidade fisiológica.Segundo a veterinária SonjaOlson, essa reação pode ser até uma tentativa de se comunicar.

Seu cachorro pode estar pedindo privacidade. Tudo depende da raça, da sua relação com o cachorro e outros fatores”, explicou. Mas, para a especialista em comportamento animal, Madeline Friedman, o cachorro na verdade, ao olhar para o seu dono, está esperando uma recompensa por fazer suas necessidades no local certo e adequado.

 

Provavelmente, o cachorro se lembra de quando foi treinado para fazer cocô fora de casa e tenta reforçar que está fazendo tudo certo”, comentou Friedman. Ela relatou que também pode ser devido à evolução:

 

A posição em que os cachorros ficam para fazer cocô os deixa bastante vulnerável. A sensação de estar indefeso é uma herança de seus ancestrais, os lobos, que ainda precisam se defender na natureza. Acredito que cachorros queiram ter certeza de que estão protegidos enquanto estão nessa posição”, explicou Friedman.

[ NCBI ] [ Fotos: Reprodução / NCBI ]

Jornal Ciência