TOP 7 condições mentais pouco conhecidas

de Gustavo Teixera 0

O cérebro humano é órgão mais complexo do nosso corpo e mesmo com todos os avanços tecnológicos, não foi descoberto tudo o que ele é capaz de processar.

Muitos distúrbios e anormalidades existentes em nosso cérebro, bem como suas causas, ainda são pouco conhecidos pelos médicos especialistas. Temos aqui uma lista com 7 distúrbios mentais dos quais talvez você nunca tenha ouvido falar.

1 – Síndrome de Alice no País das Maravilhas

A síndrome de Alice no País das Maravilhas é um transtorno neurológico que geralmente se manifesta em crianças, alterando a percepção visual. A pessoa com essa condição enxerga as coisas com tamanho alterado.

sindromes-pouco-conhecidas

Para pessoas que sofrem dessa síndrome, o tempo passa de maneira diferente. A doença pode se desenvolver através de infecções, epilepsia, dores fortes de cabeça ou tumores cerebrais.

O nome é uma menção à obra de Lewis Carroll, em que a protagonista, Alice, enxerga algumas coisas da mesma maneira que uma pessoa nessa condição enxerga.

2 – Síndrome do Cadáver Ambulante

A Síndrome do Cadáver Ambulante, também conhecida no mundo científico como Síndrome de Cotard, é um transtorno psicológico raro que faz o paciente acreditar que está morto e seus órgãos estão ficando podres.

sindromes-pouco-conhecidas_01

As causas desse distúrbio estão relacionadas com atrofia cerebral, transtorno bipolar, esquizofrenia dentre outras doenças. O neurologista Jules Cotard registrou essa síndrome pela primeira vez em 1880, quando atendeu uma mulher que sofria de depressão profunda e achava que não tinha cérebro, intestino e por isso não precisava comer, o que ocasionou a morte da paciente.

3 – Síndrome de Charles Bonnet

A Síndrome de Charles Bonnet é um transtorno psicológico que atinge pessoas cegas ou com algum tipo de cegueira e é caraterizada pela visualização de imagens, silenciosas, complexas e nítidas.

Tais imagens são classificadas como alucinações, já que os pacientes afetados são cegos. Essas imagens aparecem porque, como o cérebro para de receber informações visuais da retina, cria suas próprias imagens.

4 – Licantropia Clínica

A Licantropia Clínica é uma rara condição psiquiátrica que consiste na crença de poder se transformar em algum animal. A causa dessa condição está relacionada com a psicose.

sindromes-pouco-conhecidas_02

A palavra Licantropia vem da mitologia antiga e significa que – em um caso sobrenatural – a pessoa pode se transformar em um Lobisomem. A maioria das pessoas com essa condição acredita que se transforma em Lobisomem, originando o nome do distúrbio.

5 – Síndrome de Capgras

A Síndrome de Capgras, que também é conhecida por Delírio de Capgras foi citada pela primeira vez em 1923 no boletim da Sociedade Clínica de Medicina Mental, na França, por Jean Marie Joseph Capgras e Jean Reboul-Lachaux.

sindromes-pouco-conhecidas_03

A condição é caracterizada por pessoas acreditarem que um familiar próximo é um impostor ou possui personalidade dupla. Simplificando, essas pessoas acreditam que seus familiares, amigos e parceiros não são o que alegam ser.

A causa dessa condição está relacionada com os males de Alzheimer e Parkinson, bem como esquizofrenia.

6 – Síndrome de Otelo

A Síndrome de Otelo também é conhecida cientificamente por ciúme patológico. A pessoa que sofre dessa condição tem um ciúme extremo causado por algo entre imaginação, fantasia e crença. Ela sempre está em busca de evidências e confissões de uma coisa que muitas vezes não aconteceu.

O mais marcante nessa doença mental é que as pessoas têm controle extremo do parceiro ou parceira, comportamento obsessivo e preocupações demasiadas com antigos relacionamentos.

O nome faz menção ao clássico personagem de Shakespeare.

7 – Síndrome de Ekbom

A Síndrome de Ekbom que também é conhecida como Delírio Parasitário, é uma condição rara que faz o portador crer que seu corpo está infestado de parasitas ou pequenos organismos.

Em alguns casos, essa síndrome é tão forte que o paciente afetado se automutila na tentativa de se livrar dos parasitas

[ Times of India ] [ Fotos: Reprodução / Times of India ]

Jornal Ciência