Sulforafano: brócolis em comprimidos ajuda a combater o câncer, diz estudo

de Rafael Fernandes 0

Uma dieta rica em vegetais verdes já é conhecida por reduzir a incidência de câncer, agora os pesquisadores encontraram evidências de que ela poderia ajudar a combater o câncer existente.

Cientistas americanos descobriram um composto presente em vegetais verdes-escuros, chamado de sulforafano. Ele pode ser capaz de tratar o câncer e ajudar medicamentos contra o mesmo a trabalhar mais intensamente.

Você pode comprar o sulforafano na forma de suplemento. Mas o composto também é encontrado em consideráveis concentrações nos brotos de brócolis, e também pode estar presente na couve, couve-de-bruxelas, couve-flor e repolho.

Em um novo estudo realizado por pesquisadores do Centro de Ciências do Texas, A&M Health, 28 pessoas com mais de 50 anos foram submetidas a colonoscopias rotineiras e análise dos hábitos de consumo de vegetais verdes-escuros.

Com o resultado das biópsias de cólon, eles descobriram que aqueles que comeram mais vegetais verdes-escuros, carregavam níveis mais elevados de expressão de um gene supressor de tumor (chamado P16), do que aqueles que comiam menos vegetais. O que mais surpreendeu, foi que mesmo quando os voluntários não consumiam os vegetais todos os dias, os níveis do P16 persistiram, o que é estranho, já que o sulforafano não se mantém no organismo depois de 24 horas.

“Isso sugere a possibilidade de mecanismos epigenéticos serem inicialmente desencadeados pelo sulforafano e seus metabólitos e que poderiam ser sustentados, pelo menos no curto prazo, mesmo depois dos compostos serem eliminados do corpo”, disse um dos pesquisadores, Praveen Rajendran.

Ou seja, comer vegetais crucíferos ou tomar sulforafano em forma de suplemento (exato, uma pílula de brócolis) pode acabar mudando seus genes, ajudando o corpo a impedir o crescimento do tumor. Os resultados foram publicados na Clinical Epigenetics Journal.

Pesquisas anteriores feitas pela mesma equipe descobriram que o sulforafano poderia inibir as células do cólon e câncer da próstata em cobaias de laboratório, mas descobrir que os benefícios se estendem para os seres humanos é significativo.

“Nossos estudos fornecem provas concretas cujas pesquisas à base de células foram feitas em humanos e animais, justificando que os compostos dietéticos, como o sulforafano, podem ser quimiopreventivos”, disse Rajendran. “Contudo, não está completamente certo recomendar a todos um suplemento de BSE, e certamente vale a pena reiterar o que os nutricionistas têm dito durante anos: ‘comam seus legumes’”.

[ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência