O que aconteceria com a Terra se os seres humanos desaparecessem?

de Merelyn Cerqueira 0

Se um apocalipse ocorresse e os seres humanos fossem varridos da face da Terra, o que aconteceria com o nosso planeta?

De acordo com um vídeo publicado no canal Mind Warehouse, não vai demorar muito para que isso aconteça, e a sequência desse processo seria aterrorizante. As imagens foram criadas a partir de uma produção já existente da National Geographic, e as animações foram retiradas de uma série científica de televisão, chamada Life After People.

Assim, de acordo com eles, dentro de algumas horas após o nosso desaparecimento, as luzes ao redor de todo o mundo seriam desligadas. Isso porque as centrais poderiam ficar sem combustíveis fósseis e os painéis solares acabariam cobertos de poeira, impedindo o funcionamento das matrizes. As usinas ainda em execução seriam apenas as hidrelétricas, que podem funcionar sozinhas por meses ou até anos.

vacas-mortas-Apocalipse

Dois ou três dias depois, a maioria dos sistemas de trens e metrôs seriam inundadas, porque as bombas que mantém o sistema de água iriam parar de funcionar. Dez dias depois, os animais de estimação e de fazendas morreriam, enquanto matilhas de enormes cães seriam formadas para caçar outros animais.

Em um mês, a água de refrigeração, ou arrefecimento, das centrais nucleares evaporaria, resultando em uma série de desastres, bem piores do que Fukushima ou Chernobyl. Contudo, o planeta conseguiria se recuperar bem mais rápido e facilmente de uma contaminação radioativa. Um ano mais tarde, os satélites que estão em órbita da Terra começariam a cair. Avançando mais ainda no tempo, em 25 anos, a vegetação cobriria todo o mundo, e algumas cidades seriam soterradas por areia.

Em 300 anos, as construções metálicas, como pontes e torres, começariam a cair, devido aos efeitos da corrosão. Em 10.000 anos, as únicas evidências de nossa existência seriam as coisas que fizemos com pedras, como as pirâmides do Egito, a Grande Muralha da China e o Monte Rushmore.

No início do ano, astrofísicos da Universidade de Columbia, nos EUA, explicaram que a vida na Terra começará lentamente a declinar. O estudo, intitulado “Como Sobreviver ao Apocalipse” (How to Survive Doomsday) foi publicado pela revista Nautilus. De acordo com eles, se a Terra não passar por nenhum tipo de evento catastrófico, os seres humanos poderão viver por pelo menos mais 500 milhões de anos. Isto vem bem antes de outra previsão, que diz que o planeta poderá 

“derreter” em até 6 bilhões de anos, graças a ação solar.

Apesar de soarem como previsões sombrias, os pesquisadores dizem que há algumas maneiras que podem, potencialmente, salvar o destino do nosso planeta. Uma delas é mover fisicamente a órbita da Terra. “Se nós dispararmos um asteroide com 100 km de largura em uma órbita elíptica que passe perto da Terra a cada 5 mil anos, poderíamos lentamente e gravitacionalmente deslocar o planeta para um pouco mais longe do Sol, desde que nós, acidentalmente, não o atinjamos”, escreveram os autores.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência