Estes 7 países podem desaparecer ou sofrer terrivelmente nos próximos 20 anos

de Redação Jornal Ciência 0

Não é segredo que vivemos tempos caóticos. O mundo enfrenta uma série de problemas políticos, econômicos e sociais, além da crescente preocupação associada ao aquecimento global.

Logo, não é exatamente surpreendente que muita gente já comece a considerar potenciais cenários apocalípticos. Quer saber alguns deles? Nós te dizemos abaixo.

1 – Espanha

paises-que-podem-desaparecer_8

Apesar de sua unificação que já dura 600 anos, há quem diga que a Espanha está “à beira do colapso”. O motivo? Crise econômica e movimentos separatistas.

A região da Catalunha, uma comunidade independente do país, briga por uma autarquia autônoma do governo central para se tornar um estado autônomo.

O país também enfrenta uma grande depressão econômica, considerando o fato de que mais de um quarto dos jovens espanhóis estão desempregados e muitos vivem em situação de crescente pobreza.

2 – Coreia do Norte

paises-que-podem-desaparecer

Sem surpresas, o país de Kim Jong-Un ainda é devastado pelo atraso em termos de avanços tecnológicos e sequer tem condições suficientes para sobreviver ao próximo século.

No entanto, embora uma das soluções seja a ideia de que ele se abra para o comércio com a China e o Ocidente para fortalecer relações, é improvável que o líder do país o faça.

Há ainda a crescente tensão entre a Coreia do Norte, Sul, Japão e até mesmo EUA, que poderia resultar em desastres imensuráveis ou impulsionar uma possível Terceira Guerra Mundial.

3 – Bélgica

paises-que-podem-desaparecer_2

Diz-se que na Bélgica os cidadãos estão “profundamente divididos por linhas étnicas”. As regiões do Flandres e Valônia, por exemplo, possuem culturas extremamente divergentes, ao passo que até mesmo o idioma é diferente. Alguns cidadãos esperam que o país se divida em dois.

Curiosamente, entre 2010 e 2011, a Bélgica experimentou um período sem governo, já que não conseguiu formar alianças políticas entre os nacionalistas flamengos ao norte e socialistas francófonos ao sul.

À época, o político britânico Nigel Farage, um dos líderes mais influentes do Partido de Independência do Reino Unido (UKIP) chamou a Bélgica de “nenhum país”, prevendo também sua dissolução.

4 – China

paises-que-podem-desaparecer_3

Embora a China esteja trabalhando para melhorar a questão da poluição, há quem diga que esta questão somada à disponibilidade de água potável poderá levar o país a uma revolução.

Atualmente, grande parte dos rios chineses está contaminada, deixando suas águas impróprias para consumo.

Relatórios independentes afirmam, de forma mais alarmante, que 80% da água do país já não pode mais ser considerada potável. Embora tenha o maior exército do mundo, bem como uma das maiores economias do planeta, a China ainda enfrenta questões sociais problemáticas.

5 – Iraque

paises-que-podem-desaparecer_5

Enquanto esteve no poder, Saddam Hussein conseguiu manter o Iraque unido por meio da opressão e da força bruta. No entanto, atualmente o país já desfigurado se encaminha para uma divisão. Para que isso não aconteça, sunitas, curdos e xiitas teriam que concordar em viver sob harmonia, o que dificilmente acontecerá.

6 – Líbia

paises-que-podem-desaparecer_6

A Líbia, assim como o Iraque, é uma “criação artificial de uma era colonial”. Antigamente colônia da Itália, o país enfrentou anos de opressão no governo de Muammar Gaddafi, até que este foi deposto provocando uma guerra civil no processo. Atualmente, o país vive uma forte crise social, com uma segunda guerra civil batendo à porta.

7 – Maldivas

paises-que-podem-desaparecer_7

Há muito tempo, cientistas alertaram que esta ilha paradisíaca e destino preferido de muitos turistas pode estar com os dias contados. O motivo? O aquecimento global. Graças ao aumento dos níveis dos mares, é provável que ela desapareça para sempre dos mapas.

Fonte: Carta Capital / Para os Curiosos Fotos: Reprodução / Para os Curiosos

Jornal Ciência