Homem procura médico por sentir dor no estômago e descobre verme “solitária” de 6 metros no intestino

de Merelyn Cerqueira 0

Um chinês de 38 anos de idade, passou dois anos procurando um médico que pudesse acabar com uma dor de estômago que ele sentia há um bom tempo.

No entanto, após três dias vomitando e sentindo uma grande sensação de fraqueza devido à perda de peso, o homem foi socorrido pelos médicos, que ficaram surpresos ao descobrir uma tênia de mais de 6 metros de comprimento vivendo dentro do estômago dele.

O parasita foi descoberto após os médicos realizarem um exame que mostrou uma oncosfera (ovo de tênia) em suas fezes, além de uma deficiência muito grande de ferro causada pela anemia.

O homem revelou aos médicos que ele tinha o costume de comer carne crua, a causa mais comum para que esses vermes se desenvolvam em um organismo. Após o diagnóstico, os médicos lhe deram uma droga chamada praziquantel, usada para tratar infecções parasitárias, além de um laxante de manitol. Duas horas depois, foi capaz de excretar o verme gigante que morava em seu organismo.

infestacao-por-taenia-verme-solitaria-01

A tênia é um parasita capaz de viver no intestino de uma pessoa e pode causar uma infecção chamada Teníase. São contraídas através do contato com fezes contaminadas (se em seguida a pessoa colocar as mãos na boca), por ingestão de alimentos ou água que contenham vestígios dessas fezes, ou, como no caso desse chinês, comer carne – de porco, vermelha ou de peixe – contaminada e malcozida.

Os sintomas de uma infecção causada por tênia, incluem dores de estômago, vômito, diarreia, bem como perda de peso e desnutrição. No entanto, alguns pacientes não apresentam os sintomas, e por isso, acabam não tendo conhecimento da presença dela no organismo, até que vejam os vestígios em suas fezes.  

Felizmente, a teníase pode ser facilmente tratada com medicamentos. Em casos mais graves, as larvas podem ir para outras partes do corpo, incluindo músculos e cérebro, o que pode causar convulsões. No caso do chinês, ele passou por um acompanhamento médico de três meses.

Durante esse período, ele recuperou o peso perdido e o apetite.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência